Mais uma quadrilha que assaltava farmácias em Curitiba foi presa por policiais militares do 12.º Batalhão (BPM). Na noite de terça-feira (9), três homens foram detidos e um menor, apreendido depois de atacar um estabelecimento na Rua Marechal Deodoro, Alto da XV. Com eles foram recolhidos um revólver calibre 32, com numeração raspada, seis cartuchos intactos e um revólver de brinquedo (simulacro) e R$ 472,00.
“Um policial do Regimento de Polícia Montada, que estava de folga, percebeu a movimentação dos criminosos dentro farmácia”, afirma o porta-voz do 12.º BPM, major Bruno Soares da Silva. Os suspeitos fugiram em um Pegeout 206 preto, que foi acompanhado por esse PM, enquanto pedia reforço para os 12.º e 20.º BPMs. “O carro foi encontrado na Rua Lamenha Lins, centro, e os passageiros foram abordados”, relata o major.
Thiago Jefferson dos Santos, Cristiano Pessoa de Lima, ambos com 22 anos, e Celso Damião Silva, 27 anos, foram detidos. O adolescente, 17 anos, foi apreendido. “Eles confessaram que tinham roubado, nos dias anteriores, um posto de combustíveis, duas farmácias, e efetuado mais cinco furtos na área do 12.º BPM”, conta o major. Os detidos e o material apreendido foram encaminhados para o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), no Portão, e o garoto, para a Delegacia do Adolescente.
Alerta
O comandante do 12.º BPM, tenente-coronel Carlos Henrique Dias Bozza, lembra a importância de a população acionar a PM sempre que considerar necessário. “Os proprietários de estabelecimentos comerciais devem, sempre que notarem algum movimento suspeito, acionar a Polícia Militar pelo 190, que prontamente uma equipe será deslocada para atender a solicitação. É importante também que sejam notadas as características dos suspeitos para que a busca seja mais ágil.”
“A PM está intensificando as operações de buscas por assaltantes de farmácias e trabalhando para ir ao encontro dos anseios da coletividade, que é reduzir esse tipo de delito”, garante o comandante. Prova desse trabalho intenso, é o número de pessoas detidas por furtos em farmácias nos últimos meses. Contando com a prisão desta terça, já foram 31 pessoas presas. “A prisão desta quadrilha é importante, pois já havia diversas reclamações quanto a assaltos a farmácias, além de mostrar, mais uma vez, a importância da população participar do combate a esses crimes.”