Prisões

Quadrilha que agia na Grande Curitiba é desmantelada

Surpresa na Delegacia de Furtos e Roubos. O advogado que defenderia dois suspeitos de participar de uma quadrilha, reconheceu os clientes como os assaltantes que haviam lhe roubado uma maleta de dinheiro, dias antes. “Ele desistiu de fazer a defesa”, disse o delegado Luiz Carlos de Oliveira.

José Valdinei Garcia, 27, apontado como o líder do bando, e Alessandro Euclides Cardoso, 25, ficaram sem advogado, por enquanto. Suspeita de participar do grupo, a candidata a vereadora em São José dos Pinhais Joana Vieira da Rocha, a “Professora Joaninha”, 45, também está detida.

Wagder Alan Gimeniz Ferreira Lima, 27, Vanderlei de Souza, 35, Paulo Goularte de Lima, 28, e Josuel Inácio dos Santos, 39, completariam o bando segundo a polícia.

Fábio Alexandre
Joana: carro roubado.

Eles são suspeitos de tráfico de drogas, roubos a carros, a bancos e a residências, falsificação de documentos e formação de quadrilha, além de homicídios. A polícia chegou até a quadrilha após investigar Jaciano Maciel, o “Kiboa”. Ele fugiu algemado do carro da polícia, no final do mês passado, e permanece foragido.

A polícia descobriu que “Kiboa” tinha forte relação com José Garcia. “Identificamos Garcia como o líder do grupo e o prendemos na quinta-feira passada, junto com Alessandro Cardoso, quando os dois faziam levantamento para mais um assalto”, contou Luiz Carlos.

Drogas

De acordo com a polícia, na terça-feira da semana passada, Wagder Lima e Vanderlei de Souza foram presos em flagrante, no centro de Curitiba, vendendo 100 gramas de cocaína. Paulo Goularte, que seria o braço direito de José Garcia e responsável pela operação da quadrilha, foi detido no Uberaba.

“Ele participava ativamente no tráfico, roubo de veículos, falsificação de documentos, assaltos a residências e a clientes que saíam de bancos, além de homicídios, que estamos investigando”, informou o delegado.

Na sexta-feira, a polícia chegou a Josuel e Joana. Eles foram presos no bairro Costeira, em São José dos Pinhais. O casal trafegava no Seat Córdoba tomado em assalto em Almirante Tamandaré, em julho.

Segundo o delegado, enquanto Josuel era responsável pela logística da quadrilha, Joana fornecia cheques para a compra de drogas. “Ela fazia campanha política usando carro roubado e fez comícios na chácara do pai de Garcia, com a presença de diversos bandidos”, acrescentou Luiz Carlos. Além de “Kiboa”, outros integrantes do bando podem ser presos em breve.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna