Quatro acusados de integrar uma quadrilha especializada em assaltos a ônibus de turismo foram presos, ontem de madrugada, pela Polícia Militar. Revólveres, pistolas e uma espingarda calibre 12 estavam em poder do bando, que supostamente preparava-se para cometer novo roubo.
Leonaldo Machado, 43 anos; Adenílton Bueno, 25, e Daniel da Silva, 23, embarcaram como passageiros na Rodoferroviária de Curitiba, na linha até Foz do Iguaçu. Os dois primeiros apresentaram documentos de outras pessoas para preencher a ficha de embarque. Policiais militares do Grupo Águia, juntamente com policiais do 17.º Batalhão e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) cercaram o ônibus e apreenderam revólveres, uma pistola ponto 40, munição e telefones celulares com os suspeitos. Outras três pessoas davam cobertura para o grupo e já estão identificadas, porém seus nomes não foram divulgados para que as diligências não sejam atrapalhadas.
Cúmplice
Segundo o capitão Heraldo Bório Régis da Silva, comandante do Grupo Águia, os detidos delataram Vantuir Ferreira de Araújo, que foi preso em sua casa horas depois, na Cidade Industrial de Curitiba. Na residência dele, os policiais apreenderam uma espingarda calibre 12 e uma pistola 380. Todos eles contavam com passagem pela polícia, de acordo com o capitão, que acredita que as armas sejam contrabandeadas. “Nenhuma delas tinha identificação”, justificou.
O Ômega Suprema KFH-1396, de Curitiba, que teria sido usado pela quadrilha num assalto anterior, também foi apreendido e recolhido ao pátio da PRE.
Segundo Heraldo, a quadrilha agia sempre de forma violenta. Usando nome falso para o embarque, misturavam-se aos passageiros até o coletivo sair da cidade e anunciavam o assalto num ponto pré-determinado. O motorista era rendido e obrigado a desviar para uma estrada secundária e todos os passageiros, depois de terem os pertences roubados, eram trancados no bagageiro. Em pelo uma das ações, segundo a PM, mulheres foram molestadas. Todos do bando serão submetidos a reconhecimento.