Uma quadrilha aterrorizou três funcionários e dois frades do Seminário Santo Antônio, no Botiatuva, a cinco quilômetros do centro de Almirante Tamandaré, por volta das 9h de ontem. Armados de pistola, cinco homens chegaram num Sandero vermelho, mataram o cão de guarda, renderam as vítimas na cozinha e as trancaram na dispensa. Em uma hora, saíram com dinheiro, celulares, aparelho de som e notebook.

continua após a publicidade

Somente dois dos quatro frades do lugar estavam na hora do assalto. Eles contam que, mesmo com instalação de alarmes, só no ano passado, foram 13 arrombamentos. O fácil acesso ao seminário permite a entrada de qualquer pessoa. Foi o que ocorreu ontem. O grupo entrou tranquilamente, rendeu o funcionário e o levou até a cozinha. Em seguida, os dois frades foram rendidos. Os ladrões ainda renderam uma funcionária e uma mulher que acabava de chegar. Um dos frades foi imobilizado e, por pouco, não prejudicou o funcionamento de seu marcapasso. “Quase encostou nos fios do aparelho”, contou. Ele disse que o assaltante tentou enfiar o revólver na sua boca. “Aí, não permiti tamanha violência”, disse.

Os bandidos perguntaram por um cofre, que o seminário herdou, mas nenhum dos frades usa ou sabe abrir. “Vamos mandar para um ferro-velho, para evitar outra ação dessas”, avaliou o religioso. As ameaças de morte e os maus tratos só cessaram quando os assaltantes encontraram, em uma gaveta, R$ 6 mil. O dinheiro era pro pagamento do aluguel da piscina e do espaço para os retiros religiosos.

O grupo fugiu dizendo que voltaria para matar todos caso registrassem o crime.

continua após a publicidade

Polícia

Com medo de represálias, as vítimas não queriam falar com a polícia, mas receberam apoio da delegacia de Almirante Tamandaré. Os assaltantes aparentavam ter entre 20 e 25 anos e agiram com os rostos descobertos. De acordo com o superintendente Job de Freitas, a mesma quadrilha pode ter sido responsável pelo roubo a um supermercado, nas proximidades do seminário, instantes antes.

continua após a publicidade