Um avião monomotor foi roubado no Aeroporto de Cianorte. Pelo menos dois homens armados participaram da ação, que durou quase dez horas. Até a tarde de ontem a polícia não tinha pistas dos marginais. O zelador do aeroporto relatou à polícia que estava na varanda da casa em que mora, quando chegou um homem encapuzado e com sotaque nordestino, às 19h30. Armado com um revólver calibre 38, o marginal o rendeu e o obrigou a ir para o quarto, junto com sua mulher e os três filhos. Em seguida, um outro marginal chegou e avisou: "Fique calmo. Só vamos levar o avião." Em seguida, o marginal cortou todos os fios de telefone, para que as vítimas não conseguissem chamar a polícia ou pedir ajuda.
Enquanto as vítimas ficaram sob a mira do revólver, durante toda a madrugada, o outro homem, que provavelmente estava acompanhado de mais marginais, arrombou o cadeado do hangar. Os bandidos retiraram um avião agrícola, que estava na frente do hangar, para poderem retirar o monomotor PTIBK Cesna Skailaind, modelo C-182, nas cores branca e vermelha. Os quadrilheiros ainda retiraram combustível de outra aeronave para abastecer o monomotor.
Pouco antes de deixarem o aeroporto, por volta das 5h, os marginais avisaram para que o caseiro aguardasse para sair da moradia, pois um homem armado estaria do lado de fora. Depois levantaram vôo.
Traficantes
O superintendente Wilson Henriques, da DP local, disse que a ocorrência foi registrada na delegacia e os policiais fizeram os primeiros levantamentos para repassá-los à Polícia Federal. "Tinha aviões melhores no hangar, mas o tipo levado pelos marginais é mais utilizado por traficantes de drogas e por contrabandistas. Com o combustível que o avião tinha, os bandidos poderão voar durante cinco horas, sem ter que reabastecer", salientou. "Isto porque precisa de menos espaço para pousar, facilitando a ação dos marginais nas pistas clandestinas", ressaltou o policial.
Ele comentou que este tipo de roubo ocorre com freqüência em Rondônia e no Mato Grosso. "Teve um roubo há pouco tempo em Campo Mourão. O avião foi achado no Mato Grosso", contou o superintendente.