O Ministério Público do Paraná deflagrou nesta quarta-feira (14) operação com o objetivo de desarticular quadrilha acusada de fraudar os cofres estaduais em cerca de R$ 113 milhões – valor relativo a ICMS não recolhido – e de desviar mais R$ 40 milhões em tributos federais.

continua após a publicidade

Estariam envolvidas nas fraudes tributárias 79 empresas do segmento gráfico e 212 pessoas, no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

Até o momento, foram cumpridos oito mandados de prisão, dez pessoas presas e ainda foram realizados 90 mandados de busca e apreensão, dos quais 77 são em Curitiba. Só no Paraná, a ação conta com a participação de 300 policiais militares, além de auditores da receita federal e estadual.

As investigações apontam que as quadrilhas criavam empresas gráficas e as colocava em nome de laranjas, com falsificação na elaboração dos contratos. Eles administravam estes estabelecimentos por meio de procurações e não pagavam os tributos devidos. Posteriormente, as empresas eram fechadas e os débitos não poderiam ser executados porque os laranjas não tinham como quitar as dívidas.

continua após a publicidade