Uma quadrilha de assaltantes, que tinha entre os integrantes um policial militar, foi desmantelada pela polícia após dois meses de investigação. O soldado Marcelo Alves dos Santos, 24 anos; Ari Luiz de Carvalho, 30; Rodrigo Augusto Brisolara Rodrigues, e Ricardo Schwendtner, 25, foram presos na segunda-feira, em um estacionamento, no trevo do Atuba, e encaminhados à Delegacia de Furtos e Roubos (DFR). Eles foram autuados em flagrante por uso de documento falso, formação de quadrilha e porte de arma de fogo. O quarteto também estava com mandado de prisão decretado pela Justiça por roubo. A polícia procura o quinto integrante da gangue, Odair Rogério Oening, conhecido como ?Polaco? ou ?Alemão?, foragido do sistema penitenciário.
O delegado Rubens Recalcatti, da DFR, informou que Rodrigo e Ari fugiram da delegacia de Matinhos, levando armas e munições. No dia 4 de abril os bandidos assaltaram um supermercado naquele município e balearam um policial militar. Após o roubo, o tenente Rodrigues, comandante da PM de Matinhos, começou a investigar o caso em conjunto com a delegacia local. ?O oficial recebeu a informação de que o grupo estava em Curitiba e entrou em contato conosco?, contou Recalcatti. A denúncia era de que a quadrilha iria se reunir na noite de segunda-feira para praticar um roubo em Curitiba.
Quatro equipes da delegacia foram mobilizadas e fizeram um cerco no estacionamento. ?Não sabíamos quem eram os assaltantes?, contou o delegado. Durante a busca, os policiais viram a chegada de um Uno branco, ocupado por um homem. Em seguida, estacionou um Gol, com dois indivíduos dentro. Os dois desceram e foram até o Uno, momento em que os policiais civis fizeram a abordagem. ?O policial militar estava no Uno?, contou Recalcatti. Na seqüência, apuraram que um quarto integrante do bando estava em um posto de gasolina. Os investigadores foram até o local e localizaram o suspeito, que aguardava os demais em uma motocicleta.
Investigações
As investigações, de acordo com o delegado, continuam no sentido de localizar Odair e apurar os nomes de outros indivíduos que participam dessa quadrilha. ?O Odair é foragido do sistema penitenciário e é perigoso?, avisou Recalcatti.
O policial militar, que está em licença médica e portava uma pistola automática sem autorização, afirmou, durante o interrogatório, que encontrou com os bandidos para ?conversar?. Seu envolvimento com a quadrilha também está sendo apurado pela corporação.
Quem tiver pista do foragido pode entrar em contato com a delegacia através do fone (41) 3262-2800, sem ter necessidade de se identificar.