Um vigilante e cinco guardas municipais tiveram suas armas roubadas durante tentativa de assalto a um posto bancário do Santander, localizado na Rua da Cidadania de Santa Felicidade, em Curitiba.

continua após a publicidade

O crime ocorreu no início da tarde de ontem, dia em que é feito o pagamento do salário a servidores municipais. Como não conseguiram abrir o cofre do banco, os bandidos abortaram o roubo e fugiram levando as seis armas, além de um radiocomunicador (HT) que sintoniza a frequencia da polícia.

Para azar dos marginais, a Rua da Cidadania é equipada com câmeras de monitoramento e no local funciona o Núcleo de Proteção ao Cidadão, onde vários guardas municipais estavam de plantão.

“A Guarda foi rápida e impediu que uma tragédia acontecesse, já que várias pessoas, inclusive crianças, transitavam pelo local”, disse o inspetor Gilberto Ramos de Oliveira.

continua após a publicidade

Ele contou que pelo menos oito bandidos participaram da ação, que durou cerca de quatro minutos. Por volta das 13h, os marginais chegaram em dois veículos – uma Parati e um Palio Weekend, ambos de cor prata. Para realizar o assalto, retiraram as placas dos carros e estacionaram em frente à Rua da Cidadania, na Rua Madre Clelia Merloni.

Ação

Seis marginais armados desceram dos veículos e foram em direção ao posto. Quatro deles ficaram do lado de fora dando cobertura: um deles com  uma submetralhadora e outro também portando arma longa de grosso calibre, provavelmente uma escopeta. “A quem se aproximava do banco, eles diziam que eram agentes da Polícia Federal e pediam para se afastar”, disse o inspetor.

continua após a publicidade

Outros dois invadiram o banco e renderam as seis pessoas que estavam no local: o vigilante, dois funcionários e três clientes, entre eles um guarda municipal que retirava o salário e uma supervisora da Guarda que estava no caixa eletrônico. “Como descobriram que o cofre tinha fechadura de retardo e só podia ser aberto de dez em dez minutos, resolveram desistir de levar o dinheiro”, disse o inspetor.

Além de pegar a arma dos dois guardas e do vigilante, os marginais ainda tomaram os revólveres calibre 38 de três guardas que perceberam a movimentação e foram checar a situação.

Gravação

Como toda a ação foi gravada pelas câmeras de segurança, guardas municipais do núcleo chamaram apoio das polícias Militar e Civil. Os bandidos que estavam com o radiocomunicador perceberam que equipes da PM se aproximavam.

Um deles gritou “sujou” e todos fugiram. Equipes da Rone (Ronda Ostensivas de Natureza Especial), do 12.º Batalhão da PM e do Cope (Centro de Operações Policiais Especiais) foram acionadas.

Instantes depois, a PM localizou o Palio Weekend usado na fuga, numa viela da Rua João Todeschini, perto do 12.º Distrito Policial. O carro foi roubado na segunda-feira, no bairro Boa Vista. Uma Parati semelhante à usada na fuga foi abordada na BR-277, bairro Mossunguê, mas, segundo a polícia, não se tratava do mesmo veículo.

As imagens das câmeras de monitoramento foram encaminhadas para o Cope, encarregado de investigar o caso. De acordo com o delegado Alexandre Bonzatto, por meio da análise das imagens, pelo menos cinco bandidos participaram do assalto. “Ainda é cedo para saber o número exato.” Até o início da noite de ontem, ninguém havia sido preso.