Dois presos conseguiram driblar a segurança da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, e fugiram na madrugada de ontem, por volta das 5h30. De acordo com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR), Alexandre Rodrigues Alves e Leandro Vieira, condenados por assalto, serraram as grades da cela, na quarta galeria, e pularam o muro sem serem vistos pelos policiais do Batalhão de Guarda da Polícia Militar – responsáveis pela segurança externa da cadeia.

continua após a publicidade

A Polícia Militar foi acionada para realizar buscas, mas não os recapturou. A direção da PCE, através da Secretaria de Justiça, desmentiu a informação de que os fugitivos pertencessem ao Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa paulista. Uma sindicância administrativa foi instaurada para apurar as circunstâncias da fuga. Deve-se apurar como as serras entraram no presídio e se os fugitivos tiveram o auxílio de algum funcionário.

Delegacias

A chegada do final do ano também preocupa delegados de polícia em todo o Paraná.

Além da superlotação das cadeias e do tempo ocioso dos presos, a maioria quer passar as festas de fim de ano junto à família. Para isso, passam seus dias planejando fugas.

continua após a publicidade

Em Curitiba, a situação das delegacias é alarmante. Segundo informações obtidas pela Tribuna, dos 13 distritos da capital, apenas cinco, além de duas delegacias especializadas, estão recebendo presos. Os outros estão superlotados. O mesmo acontece em delegacias da região metropolitana. Alguns delegados e superintendentes ainda preferem manter em sigilo o número de presos em suas carceragens, alegando ser uma questão de segurança.