Dois crimes chocaram a comunidade de Ponta Grossa nesse fim de semana. O professor de História Darcy Ribeiro de Paula, 52 anos, e o subtenente aposentado do Exército Brasileiro Balduíno Carleto, 65, foram mortos em seus apartamentos no sábado e no domingo, respectivamente. As polícias Militar e Civil conseguiram deter seis suspeitos de envolvimento nos crimes, que tiveram o agravante do roubo, já que objetos das vítimas foram levados pelo assassino.
Um acidente com o carro de Balduíno fez com que a polícia detivesse Marcelo da Silva, 25 anos, e Márcio de Oliveira, 26, ainda na madrugada de domingo. Segundo a PM, eles estavam no Santana da vítima, que colidiu contra um poste de iluminação pública, na Rua Silva Jardim com Sete de Setembro, naquela cidade. Testemunhas contaram que havia quatro pessoas no carro, mas duas conseguiram fugir antes da chegada da polícia. Os detidos estavam feridos e foram levados ao Hospital Municipal, pelo Siate. Conforme informado pela PM, com Márcio foram encontradas as chaves e documentos do veículo, além da carteira de habilitação e CPF de Balduíno.
Crime
O subtenente foi morto com três golpes de faca, na sala de seu apartamento, na Rua Riachuelo, centro. O corpo foi descoberto depois que a família da vítima, – que estava no litoral -, foi comunicada do acidente e estranhou o carro estar em poder de outra pessoa. O filho de Balduíno acompanhou a ação da polícia, que teve de pular as janelas para entrar na residência.
Com o depoimento dos detidos, investigadores da 13.a Subdivisão Policial chegaram a outros acusados. Marcelo Coliados, 20 anos, Juarez Matozo de Souza, 23, Carlos Alberto Antunes, 29, e um garoto, de 16, foram detidos no final da tarde de domingo. De acordo com o delegado Marcus Vinícius Sebastião, Marcelo confessou ter esfaqueado o oficial e os outros alegaram ter pego uma carona com ele, sem saber do crime cometido. “Os depoimentos são contraditórios e continuaremos a investigação”, declarou o delegado. Na casa de Marcelo foram encontrados o vídeo e o aparelho de som roubados da casa do subtenente.
Outro
Tanto para a Polícia Civil quanto para a Militar, a morte de Darcy teve semelhanças com a de Balduíno, na maneira de agir do assassino. O professor de História foi morto em seu apartamento, asfixiado com uma toalha. Depois os assassinos fugiram com o Fiat Uno da vítima, levando objetos e aparelhos eletrônicos da residência. Ainda na Vila Ana Rita, colidiram o carro contra um muro, mas todos conseguiram fugir.
Para o tenente da ALI (Agência Local de Inteligência), a ação conjunta com a Polícia Civil permitiu prender todos os suspeitos em tempo recorde. “Esta união entre as duas instituições, cada uma fazendo a sua parte no processo, é responsável pelo sucesso de grande parte das prisões, desbaratamento de quadrilhas e esclarecimentos de crimes em Ponta Grossa”, disse.