PRF intercepta contrabando em Guaíra

Quatro caminhões lotados de cigarros contrabandeados foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no início da tarde de quinta-feira, em Guaíra. Segundo a PRF, uma avaliação preliminar apontou que a carga e os caminhões estão avaliados em R$ 3 milhões.

Essa foi a maior apreensão feita pela PRF no Estado em 2010. Ao todo, os caminhões carregavam 3.274 caixas, contendo 163,7 mil pacotes, o que totaliza 1,6 milhão de carteiras de cigarro.

O inspetor Davi Alves da PRF conta que toda ação começou às 13h de quinta-feira, quando a primeira carreta foi abordada pela equipe da Ponte Ayrton Senna, localizada no perímetro urbano de Guaíra.

“Em princípio, o motorista nos falou que estava transportando milho, mas uma verificação detalhada apontou que se tratava de cigarros contrabandeados do Paraguai. Ele nos disse que levaria a carreta para São Paulo”, conta.

Meia hora após a primeira apreensão, a PRF abordou mais uma carreta, dessa vez em frente ao posto da PRF, no quilômetro 350 da BR-163, na mesma cidade. “Dessa vez, o motorista nos disse que carregava soja de Ponta Porã (Mato Grosso do Sul) para Curitiba”, relembra Alves.

Enquanto trabalhavam na segunda carreta apreendida, os policiais mandaram outro caminhão que estava passando pelo posto parar, o que não aconteceu. “O motorista tentou fugir, mas os policiais o seguiram. Um quilômetro depois do posto encontramos a carreta abandonada. O motorista tentou fugir a pé, mas foi denunciado após entrar numa loja. Os policiais foram comunicados e prenderam o motorista”, explica. Nesse caso, o motorista afirmou à PRF que havia carregado o caminhão em Dourados (MS) e que o levaria até Londrina.

Por fim, enquanto recolhiam o terceiro caminhão, outra carreta foi abordada no posto da PRF na BR-272, também em Guaíra. “Nessa última, o motorista nos afirmou que havia pego o caminhão já carregado em Itaquirai (MS) e que o levaria para São Paulo. Ao vistoriar com mais calma os caminhões descobrimos que todos os caminhoneiros estavam com rádios de comunicação na mesma frequência. Por isso, concluímos que conseguimos interceptar parte de um comboio”, afirma o inspetor.

Postos da PRF e da Polícia Federal estão avisados sobre possíveis caminhões que podiam fazer parte do comboio. Segundo a PRF, essa apreensão representa 66% do total de cigarros contrabandeados já apreendidos pela PRF em 2010.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna