Está previsto para hoje o início da transferência de mais de 500 presos do minipresídio da 9.ª Subdivisão Policial de Maringá (9.ª SDP), para o Centro de Detenção Provisória (CDP), inaugurado ontem, com capacidade para 960 presos. Segundo Antônio Brandão Neto, delegado-chefe da 9.ª SDP, a transferência vai acontecer com muita cautela. ?Vamos trabalhar com calma, garantindo a segurança e a integridade tanto dos presos como da comunidade?, garantiu o delegado. Segundo ele, 530 presos ocupam as celas do minipresídio em um espaço destinado para 160. ?A nova unidade vai acomodar todos estes presos e alguns de outras cidades.?
Interditada
Há pouco mais de dois meses, o cadeião de Maringá foi interditado pela Vara de Execuções Penais, por estar superlotado, com falta de segurança e de higiene, e os presos estarem em condições subumanas. ?Em janeiro tivemos aproximadamente 550 presos?, acrescentou o delegado.
A nova penitenciária tem 23.427 mil metros quadrados de área total e 8.406 mil de área construída, com alas para carceragem, setores de saúde, administrativo e biblioteca.