Presos transferidos após motim

Os dois líderes do motim que transformou a carceragem do 11.º Distrito Policial – CIC – em um inferno na tarde de domingo, foram transferidos ontem. Helton do Santos e Valmir Martins, ambos presos por assalto, foram retirados do xadrez junto com outros três presos. Nas celas, restaram 72 detentos. Durante o motim, que durou seis horas, o preso Anderson Serednick, 22 anos, foi morto com um tiro no peito, e mais dois internos foram feridos a chutes e socos.

Helton, detido por assalto, é o principal suspeito de ter assassinado o companheiro de cadeia. O tiro entrou no peito da vítima próximo à axila e acertou-lhe o coração. "Uma das hipóteses é que Anderson estava com arma e lutou com o Helton para ficar com a pistola", disse o delegado Sérgio Taborda.

Também foram levados ao Centro de Triagem o estuprador Edson Ramos Gaspar e os assaltantes Aparecido Honório da Silva e Dalton Rutkoski. Enquanto isso, o estrago feito pelos amotinados começou a ser consertado. Os presos serraram grades e quebraram todos os cadeados das celas.

Motim

No início da tarde de domingo, plantonistas ouviram gritos vindos do xadrez. Um dos policiais foi ver o que acontecia e verificou que um dos detentos estava sendo agredido. Para tentar impedir que a agressão prosseguisse, ele trocou o preso de cela. Minutos depois, os gritos continuaram. Ele retornou à cadeia e os presos o dominaram, tomando a pistola ponto 40 que portava. Quatro detentos conseguiram escapar e houve troca de tiros. Os presos só entregaram a pistola às 19h45, depois de muitas negociações e a mobilização de dezenas de policiais civis e militares, que cercaram a delegacia.

Durante o tumulto, o assaltante Willian Ferreira Andrade, e os ladrões Alex Fernando de Oliveira Saraiva, Erick dos Santos e João Altair Gomes conseguiram escapar pela porta da frente da delegacia. Somente um deles, João Altair, foi recapturado minutos depois. Os outros três continuam foragidos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo