Policiais do 12º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (BPM) prenderam dois suspeitos de roubarem carros no bairro São Francisco, em Curitiba, na tarde de terça-feira (3). A operação aconteceu em conjunto com a Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), Rondas Tático Móvel (Rotam) e com dois helicópteros para uso das forças de segurança pública do Paraná, que acompanharam a busca realizada por acompanhamento tático em terra.

continua após a publicidade

Em patrulhamento de rotina pela rua Presidente Carlos Cavalcanti, policiais do Batalhão, que faziam ronda em duas motos, avistaram quatro homens suspeitos. Ao virem a equipe policial, os indivíduos mudaram sua direção e voltaram a entrar em um carro Polo, cor preta, que estava estacionado nas proximidades. Em seguida, os policiais iniciaram acompanhamento tático, e pediram ajuda de mais viaturas e das outras unidades da PM para realizar a ação.

“Durante a perseguição, o condutor do veículo tentou jogar o carro em cima das motos para derrubar os policiais sem sucesso. Logo em seguida o carro colidiu com um caminhão e estourou o pneu”, conta o soldado do 12º BPM, Magnum da Silva Ribeiro, que participou da ação. Mesmo com a batida, o veículo perseguido continuou em fuga e, em uma das tentativas de desviar-se dos policiais, furou um sinal vermelho, passando por uma calçada e quase atingindo os pedestres que nela estavam.

“Logo o carro bateu em uma mureta de concreto e os suspeitos saíram correndo, todos em sentidos diferentes”, explica o soldado. As viaturas policiais conseguiram acompanhar dois dos homens, que foram presos portando pistolas calibres 6.35 e 45, de uso restrito das Forças Armadas. No carro foram encontrados e apreendidos vários objetos e ferramentas para arrombamento de veículos. “Encontramos chaves codificadas no interior do carro que são utilizadas para ligar os outros veículos. Eles tiram os módulos oficiais e colocam os deles, facilitando o roubo”, diz Magnum.

continua após a publicidade

Os presos, que já tinham passagem pela polícia, foram encaminhados para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba, juntamente com todos os objetos apreendidos. A Polícia Militar continua na busca pelos outros indivíduos pertencentes ao grupo.