A polícia continua atrás dos presos que conseguiram fugir do 9.º Distrito Policial (DP), na Avenida Arthur Bernardes, no Santa Quitéria, na noite de sexta-feira (15). Na hora havia 31 homens nas celas, dos quais 22 conseguiram escapar. Mas sete foram capturados em seguida.

continua após a publicidade

A fuga aconteceu por volta das 22h30, quando um grupo de presos serrou as grades, rendeu a carcereira, que ficou algemada em uma sala, e fugiu. Os 22 fugitivos estavam todos na mesma cela. Eles levaram armas (uma pistola calibre 40, uma escopeta calibre 12 e uma submetralhadora) e uma viatura Duster da Polícia Civil, recuperadas durante a madrugada.

Quando a carcereira conseguiu pedir ajuda, rapidamente policiais de diversas delegacias chegaram para dar apoio, além da Polícia Militar e Guarda Municipal. Foram feitas buscas nas ruas do bairro e logo sete presos foram capturados. A viatura foi abandonada próximo da delegacia e os marginais roubaram um Corsa, encontrado mais tarde abandonado no Tatuquara.

Durante muito tempo, a carceragem do 9.º DP era exclusivamente feminina. Mas há quatro meses, as mulheres foram transferidas e a delegacia passou a receber apenas homens. A polícia continua a busca para prender os 16 que ainda estão foragidos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), a capacidade do xadrez é para 16 pessoas, mas abrigava quase o dobro.

continua após a publicidade