Presos da cadeia do 2.º Distrito Policial, em Londrina, provocaram um motim, ontem, em protesto à decisão da Vara de Execuções Penais que restringiu o horário de visitas nas delegacias da cidade. De acordo com a polícia, os presos aproveitaram o dia de visitas e não permitiram que as 36 mulheres, entre esposas, mães e namoradas que estavam na delegacia saíssem ao meio-dia, horário determinado pela VEP.
A confusão começou por volta das 10h30 e teve a participação de cerca de 100 dos 250 detentos. Policiais civis e militares acompanharam todo o movimento e conseguiram colocar fim ao tumulto sem ceder às exigências dos presos. Policiais civis e militares fizeram vistoria na carceragem para encontrar objetos usados pelos presos para serrar algumas grades da cadeia.
Decisão
Há cerca de duas semanas, o juiz da Vara de Execuções Penais de Londrina, Roberto do Valle, se reuniu com os delegados para padronizar normas de visitação nos 2.º, 3.º, 4.º, e 5.º distritos policiais. Uma das decisões tomadas após a reunião foi reduzir o tempo de visita em quatro horas. Antes, os presos podiam receber os parentes uma vez por semana, das 9h às 16h. Com a decisão do juiz, as visitas podem ser feitas das 9h às 12h. Segundo a polícia, essa providência foi tomada para garantir a ordem e a segurança nas cadeias.