Presos peruanos acusados de furtar clientes de hotéis em Curitiba

Três peruanos foram detidos por policiais militares Pelotão de Motos, do 12.º Batalhão, suspeitos de furtar clientes de hotéis do centro de Curitiba. Humberto Martinz de la Cruz, 41 anos, Jesenia Campos Lozano, 24, e Julio Cesar Arrieta, 45, foram flagrados, na noite de quinta-feira (9), em um hotel com objetos das vítimas.

De acordo com o comandante do Pelotão de Motos, tenente Emerson Ferreira, os três se instalavam em hotéis de luxo para ter a oportunidade de furtar objetos de hóspedes. Os materiais encontrados vão desde notebooks, celulares até aparelhos de som portátil importados. “Quando os hóspedes estavam distraídos, o grupo furtava o que podia”, conta o tenente.

“Eles estavam há aproximadamente dois meses na capital e chegamos até o grupo devido às diversas denúncias de vítimas. Além disso, as câmeras de segurança dos hotéis contribuíram para que encontrássemos os suspeitos mais rapidamente”, relata

Troca

Entre os objetos preferidos de furto, estavam eletroeletrônicos e jóias, devido ao perfil dos clientes que frequentavam esses hotéis. Para agir, o trio trocava a maleta dos hóspedes por malas similares que os suspeitos carregavam. “Assim eles conseguiram furtar vários notebooks, entre outros objetos de valor”, conta o tenente Emerson.

O tenente alerta a população para que fique atenta com relação aos seus pertences. “É importante estar atento em todos os lugares, independente se os seus pertences são de valor ou não. Para cometer o crime, o ladrão busca a oportunidade ideal, pois não deseja correr riscos desnecessários. Quem cria essa oportunidade facilita a ação dos criminosos, por isso é importante ter cautela”.

Também foram encontradas com o trio duas chaves do guarda-volumes da Rodoferroviária, onde foram encontradas bolsas, ipods, relógios, carteiras, agendas eletrônicas, entre outros. Quatro vítimas até o momento fizeram o reconhecimento dos suspeitos e dos materiais furtados, entre eles um casal italiano, que também sentiu falta de um passaporte, que foi recuperado. Os suspeitos foram detidos e encaminhados para 1.º Distrito Policial (centro).