Vinte e dois presos conseguiram fugir da delegacia de Campina Grande do Sul, na noite de sábado, depois de render o único policial que estava de plantão. Eles roubaram várias armas e tentaram escapar na caminhonete do policial. Um dos foragidos foi morto em confronto com policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Outros cinco foram recapturados logo após a fuga. Esta é a segunda fuga em massa da delegacia em menos de dois anos.

continua após a publicidade

Sozinho na delegacia, o plantonista tinha a árdua função de cuidar dos 42 presos espremidos na carceragem superlotada, cuja capacidade é para 8 pessoas. Por volta das 22h, no momento em que servia o jantar aos presos, o policial foi dominado pelos marginais. As quatro celas da carceragem foram abertas e mais da metade dos presos se viram livres para fugir. Os demais não quiseram seguir os demais, segundo informações da delegacia.

Antes de tomar as ruas, eles roubaram um arsenal e equipamentos da Polícia Civil: uma metralhadora Beretta, uma espingarda calibre 12, uma pistola calibre 380, uma máquina fotográfica e um monitor de vídeo.

Uma parte dos presos aproveitou para fugir na caminhonete do carcereiro, uma Peugeot Hoggar, onde vários deles se acomodaram na caçamba. O bando, porém, não conseguiu ir muito longe: no trevo de Campina Grande do Sul, na BR-116, o veículo topou com uma viatura do Bope, que estava em patrulhamento na área. Houve troca de tiros e o foragido identificado como Emerson Mychael Freire, 22 anos – que estava preso preventivamente por homicídio – tombou morto. A fuga alucinante terminou para outros cinco presos, que foram recapturados: Ivonei Ferreira da Silva, 22; Tiago Andrade Barbosa, 22; Rogério Ângelo Moreira, 28; Marciano Juarez Zadinello, 27; Jonathan Fabiano de Freitas Andrade, 26. Como estavam com as armas e o material levados da delegacia, eles também responderão por roubo. Policiais do Bope passaram a noite realizando buscas pelos outros criminosos que estavam no carro e fugiram por um matagal. Conforme informações da Polícia Civil, o carcereiro levou apenas alguns empurrões.

continua após a publicidade

Ainda permanecem foragidos: José Gilson Ferreira de Souza, 21; Ivan Alves Ferreira do Nascimento, 20; Diego Ferreira, 23; Jessy de Souza Pires, 25; Danilo Fernando de Oliveira, 18; Daniel Taborda, 25; Ailton César de Franca, 19; Anderson Chaves da Silva, 19; Vagner Leandro Rodrigues, 22; Adoilson Prestes do Nascimento, 18; Robson Jonathan da Silva, 23; Renilton José Aguiar, 19; Reinaldo Pereira Ramos, 34; Odimar Thiago Santos de Paula, 18; Maicon Soares da Silva, 21,e Marlon Santos Bozzuto, 19.

O delegado Gerson Machado solicita a quem souber do paradeiro dos criminosos que entre em contato anonimamente com a delegacia pelo telefone (41) 3676-1135 ou pelos números 190 e 181 da Polícia Militar.

continua após a publicidade

Outra

Em maio do ano passado, 32 presos também aproveitaram um sábado para escapar da delegacia. Assim como aconteceu no sábado, eles renderam o carcereiro quando este servia o jantar aos detidos.