Como de costume no período de festas de fim de ano, mais uma vez presos de uma delegacia com a carceragem superlotada tentaram fugir. Desta vez, entretanto, policiais e guardas municipais estavam por perto da delegacia de São José dos Pinhais e conseguiram recapturar quase todos. Apenas quatro permanecem foragidos.

continua após a publicidade

Vizinhos perceberam a fuga no começo da madrugada desta quarta-feira (21) e imediatamente avisaram a Guarda Municipal. O túnel cavado na galeria 2 saía numa casa ao lado da delegacia, e foi utilizado por 22 dos 34 presos, que estavam amontoados num espaço onde caberiam apenas 12 pessoas.

Uma viatura da Guarda, que estava nas proximidades, foi uma das primeiras a chegar ao endereço. Outras equipes da Polícia Civil, que atendiam um homicídio na Vila Iná, também retornaram à delegacia para ajudar nas buscas pelos foragidos. Com apoio de uma viatura do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), 18 presos foram levados novamente às celas.

Permanecem foragidos Cleiton de Farias, detido por roubo e receptação; Fabio José da Silva, o “Zóio”, preso por porte ilegal de arma de fogo; Luis Miguel Saqueto e Rafael Santos Souza, que estavam detidos por tráfico de drogas.

continua após a publicidade

Aviso

Divulgação
Fabio José da Silva, vulgo Zóio, também está foragido.

De acordo com o superintendente Clóvis Pinheiro, os policiais receberam denúncia que haveria uma tentativa de fuga na semana passada, e retiraram todos os presos da carceragem para fazer uma revista minuciosa na quarta-feira (14) e no sábado (17). Nada de suspeito foi encontrado. “O concreto é fino e antigo, e o solo embaixo da delegacia é muito mole. Eles devem ter rompido o concreto aos poucos, e podem ter feito uma pasta pra tampar o buraco”, afirma Clóvis.

continua após a publicidade

Nenhum instrumento que poderia ter sido utilizado para a escavação foi encontrado. Clóvis acredita que alguma ferramenta improvisada tenha sido levada junto pelo túnel, e descartada nas proximidades. O buraco do túnel foi tampado com uma nova camada de concreto.

Em julho deste ano, 58 presos também cavaram um túnel e conseguiram fugir da mesma carceragem. Foram recapturados imediatamente 21 deles.

Átila Alberti