Policiais do Núcleo de Repressão ao Tráfico de Drogas (NRTD), da Divisão de Narcóticos (Dinarc), de Foz do Iguaçu, realizaram, no fim de semana, uma operação para combater esquema de transporte de drogas para Brasília e para Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A operação, denominada ?Frete Suspenso?, contou com a participação de 12 policiais do NRTD. Dionatha Luiz Toniazzo, 23 anos, Aelcio Fernandes, 28, e Sandro Marcos Barbosa de Oliveira, da mesma idade, foram presos, suspeitos de participar do esquema de transporte. Maria Silveira dos Santos, 50, também foi detida suspeita de tráfico de drogas.

continua após a publicidade

De acordo com o delegado-chefe do NRTD de Foz, Marco Antônio Góes, as prisões foram resultado de seis meses de investigações. ?Toniazzo, Fernandes e outros traficantes da região contratavam Oliveira, que recebia a droga e a levava até o caminhão que iria transportá-la até o destino final?, contou Góes.

Segundo o NRTD, para transportar a droga, a quadrilha cobrava R$ 50 por quilo da maconha. ?O transportador dava certeza que não seria pego pela polícia. Se a droga fosse apreendida, o vendedor teria a garantia de uma nova entrega por conta do transportador?, relatou o delegado.

De acordo com Góes, Oliveira foi preso no sábado (15), na Vila Iolanda, durante a operação. ?No domingo (16), Toniazzo e Fernandes mandaram uma mensagem para o celular de Oliveira, confirmando encontro, para a entrega de 410 bolas de haxixe, em um supermercado de grande movimentação no Jardim Copacabana, em Foz do Iguaçu. Os policiais foram até o local e encontraram Toniazzo e Fernandes, que esperavam por Oliveira. Eles foram presos em flagrante e as 410 bolas de haxixe foram encontradas em uma bolsa embaixo do banco do condutor?, disse Góes.

De acordo com a polícia, apenas Toniazzo já possui passagens pela polícia por roubo e tráfico de drogas. Ele, Fernandes e Oliveira foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

CRACK ? Maria, presa no bairro Três Lagoas, em Foz do Iguaçu, é acusada de pertencer à quadrilha liderada por Moisés dos Santos, preso há três meses, com cinco quilos de crack, em Foz do Iguaçu. ?Maria era responsável por fixar a droga no corpo das ?mulas? (pessoa que transporta a droga). Além dela, outros seis integrantes da quadrilha liderada por Santos já haviam sido presas pelo NRTD?, contou o delegado. De acordo com ele, duas pessoas desse grupo estão foragidas.

continua após a publicidade