Nove presos fugiram do 1° Distrito Policial, no Centro de Curitiba, na madrugada desta sexta-feira (12). Eles cavaram um buraco em um ponto já conhecido dos detentos, por onde outros presos fugiram em diferentes ocasiões.

continua após a publicidade

Em duas celas que deveriam comportar quatro presos cada, havia 29 pessoas. Para que seja possível a acomodação de todos, as portas das celas – que dão acesso a uma sala trancada por uma porta de ferro – permanecem abertas. Por volta das 3h, os presos conseguiram quebrar a parede do teto desta sala e entraram no forro da delegacia. Eles pularam para uma sala ao lado, arrebentaram um cabo de aço e um cadeado que trancavam a janela e chegaram ao estacionamento, de onde pularam o portão para a Travessa da Lapa, ao lado da Delegacia de Vigilância e Capturas.

Até o início da tarde, nenhum deles havia sido recapturado. De acordo com o delegado Vinícius Borges Martins, a grande quantidade de presos no pequeno espaço e a proximidade das festividades de fim de ano motivaram a fuga. Os presos do 1° DP não recebem visitas, e, no último sábado, reivindicaram ao delegado ao menos uma ceia de Natal.

“Aqui é comum a tentativa de fuga sempre pelo mesmo lugar. Já imaginávamos que isso iria acontecer. Nessa época de final de ano realizamos mais prisões, o que gera uma superlotação carcerária. Os presos ficam mais agitados e também querem ficar perto de seus familiares no Natal, então arranjam um jeito de fugir”, conta.

continua após a publicidade

Nenhum objeto utilizado para facilitar as escavações foi encontrado. Dois assaltantes presos na semana anterior foram identificados como mentores da fuga. Até o fechamento do buraco no teto, 18 presos ficaram trancados em uma das celas, e outros dois, que teriam participado da fuga, mas não conseguiram sair, ficaram na outra.

Ganharam as ruas Anderson Luiz Pontes, Cleverson dos Santos Ferreira, Gisom Maria Alves Lisboa, Geovani Celestino Teixeira, Guilherme Soares dos Santos, Joceli Santos Rosa Júnior, Rafael André Augustinho Rodrigues dos Santos, Tiago da Silva e Valdir Cavalheiro. Quem tiver informações sobre a localização dos suspeitos, pode fazer denúncias anônimas através dos telefones 190 ou (41) 3233-6672.

continua após a publicidade

Confira aqui a galeria de fotos dos fugitivos.