A 4º Subdivisão Policial de União da Vitória, região Sul do Paraná, registrou a quinta fuga de presos no Estado em menos de um mês. Quatro detentos cavaram um túnel na madrugada desta segunda-feira (14) e escaparam pelo terreno do fundo da carceragem. Três dos que fugiram respondem por tráfico de drogas e um por assalto.
De acordo com o delegado José de Aquino Figueiredo, os presos cavaram um túnel de aproximadamente 5 metros, que alcançava um terreno utilizado como horta.
“No momento, somente um investigador fazia plantão na delegacia. Quando ele percebeu a fuga, acionou a Polícia Militar, que conseguiu evitar que mais presos fugissem”.
Na última sexta-feira (18), funcionários haviam percebido que os presos haviam retirado o vaso sanitário de um banheiro e começaram a cavar um túnel. Segundo Figueiredo, para evitar a fuga, a porta foi soldada, interditando o local. “Não se sabe como, eles arrombaram a porta e terminaram o serviço sem ninguém desconfiar de nada”, diz o delegado.
Figueiredo salienta que o efetivo é pequeno e a superlotação é um dos fatores que podem motivar a fuga. No momento do incidente, haviam 82 presos na cadeia, quando a capacidade é para apenas 24. “Até o solário está sendo usado como cela, já que não temos mais espaço”.