Presos ajudam estudantes de escola pública

O projeto Pintando a Liberdade, que incentiva os presos a produzir material esportivo, já beneficiou 347 escolas públicas em todo o Estado. Todas as instituições receberam kits com bolas de futebol, handebol e vôlei e redes. Só neste ano, deverão ser beneficiados cerca de 1 milhão de crianças e adolescentes.

O programa foi criado em 1995 e levado para todo o Brasil, dois anos mais tarde. É uma parceria da Secretaria da Segurança Pública com a Paraná Esporte e o Ministério do Esporte e Turismo. A confecção de material esportivo é feita no Paraná por seiscentos detentos da Prisão Provisória de Curitiba, Penitenciária Feminina, Colônia Penal Agrícola de Piraquara e da Casa de Custódia de Londrina. Também participam do programa presos provisórios das delegacias de Ponta Grossa, Prudentópolis, Pato Branco, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Rio Negro e de Francisco Beltrão. A produção mensal chega a 4 mil bolas.

Segundo os departamentos penitenciários do Paraná e do Distrito Federal, o índice de reincidência ao crime nas penitenciárias onde o projeto está instalado é de cerca de 30%, enquanto que a média nacional chega a 82%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo