Foto: Átila Alberti/Tribuna

Gelson pega nomes
?pra fazer cadastro social?.

continua após a publicidade

Policiais da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas prenderam Gelson Luís Haninec, 39 anos, apontado como um dos principais falsificadores do Estado. Ele é acusado de adulterar documentos, contas de luz e contratos sociais, além de abrir contas fictícias em vários bancos e falsificar folhas de cheques.

De acordo com o delegado Vinícius Augustus de Carvalho, o golpista contava com programas de computador, que ele mesmo criou, para fazer as falsificações. Gelson foi descoberto depois de denúncias de algumas vítimas de Tunas do Paraná e de cinco boletins de ocorrência registrados por empresas lesadas. ?Ele fez compras e pagou com cheques de contas inexistentes?, contou o delegado.

O golpista conseguia nomes e números de documentos verdadeiros, enganando pessoas humildes, para ?inseri-las? em programas sociais. Com os dados das vítimas, Gelson preenchia cheques em branco e fabricava documentos. ?Esses cheques eram roubados de bancos por outros estelionatários?, explicou o delegado.

Um mês depois de investigações, o golpista foi preso em sua casa, na Vila Guaíra. Com ele foi apreendido o título de eleitor de um morador de Tunas do Paraná, folha de cheques em branco e vários materiais usados para a falsificação. O golpista também agia em Santa Catarina e em outros municípios do Paraná.

continua após a publicidade

Os documentos e folhas de cheques falsificadas eram vendidas a outros estelionatários. O golpista já foi preso há dez anos, quando tentou fugir e quebrou as duas pernas. Gelson foi levado ao Centro de Triagem, e através de sua prisão a polícia pretende identificar os outros estelionatários que agiam com ele.