Acusado de aplicar golpes no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, José de Assis Miranda, 53 anos, foi preso ontem, em seu apartamento no Alto da XV, por investigadores do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

continua após a publicidade

Com ele, foram apreendidos muitos documentos de identidade falsos, cheques em nome de terceiros e notas fiscais de mercadorias adquiridas de maneira fraudulenta. Ele foi autuado em flagrante por falsificação de documentos públicos e também poderá responder por estelionato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

As investigações partiram do golpe aplicado por José, no município de Palhoça (SC), no final do ano passado. Em trabalho conjunto da polícia catarinense com o Cope e a Delegacia de Estelionato e Desvio de Carga (DEDC), apurou-se que o acusado agia há cerca de cinco anos e morava em Curitiba.

“A Justiça decretou mandado de busca e apreensão em seu apartamento, onde encontramos farta documentação falsa e o prendemos em flagrante”, afirmou o delegado Renato Coelho de Jesus, do Cope.

continua após a publicidade

Shows

Pelo que foi apurado nas investigações, José criava documentos de identidade falsos, com sua fotografia, e nomes fictícios. “As falsificações chegam perto da perfeição, impedindo o comerciante de perceber o golpe”, afirmou o delegado do DEDC, Cassiano Aufiero.

continua após a publicidade

José abria contas em bancos, emitia cartões de crédito e fazia empréstimos financeiros. Com o crédito obtido, José adquiria mercadorias, principalmente eletrodomésticos e eletroeletrônicos, e revendia para receptadores. “Ele também comprava ingressos para partidas de futebol, shows de música e outros eventos, e vendia para cambistas”, disse Aufiero.

Segundo a polícia, José usava pelo menos nove identidades falsas, agia nos três estados e lucrava R$ 7 mil por mês. “Acreditamos que outras pessoas estejam envolvidas no esquema, já que esse tipo de crime exige infraestrutura para confeccionar os documentos”, declarou o delegado. O material apreendido foi encaminhado à perícia.