Morar em apartamento não é tão seguro quanto a maioria das pessoas pensam. Sentindo-se mais tranqüilas, costumam deixar portas destrancadas e ficam despreocupadas, mas nem sempre apartamento e um porteiro 24 horas é sinônimo de segurança. Especialistas em furtos de apartamentos, Joana Cristina Bastos Mariano, 22 anos, e seu namorado Fábio de Castilho, 21, foram presos pelos investigadores Emir, Euclides e Valmir, da Delegacia de Furtos e Roubos, na tarde de segunda-feira, quando faziam compras em lojas de um shopping de Curitiba usando talonários de cheques furtados. O casal foi autuado em flagrante por furto e estelionato pelo delegado Hormínio de Paula Lima Neto.
“Gata”
Os policiais apuraram que Joana e Fábio caminhavam pelas ruas à procura de apartamentos com placas de “aluga-se” e “vende-se”. Como na maioria dos prédios as chaves desses imóveis ficam com o porteiro, Joana se aproximava e conversava com ele. Boa de “lábia”, ela dizia que estava interessada em alugar o imóvel e pedia as chaves, enquanto Fábio ficava do lado de fora aguardando. A jovem apanhava as chaves e subia. Ela realmente olhava o imóvel à disposição, mas no retorno pegava nas maçanetas. Nas que estavam abertas, ela observava se não havia movimento na sala. Em seguida, entrava sorrateiramente e se apoderava de objetos pequenos, como talonários de cheques, dinheiro e documentos. Depois que terminava a “visita”, a moça entregava as chaves para o porteiro. Depois ia visitar lojas e fazia compras com os talonários de cheques furtados.
O delegado Hormínio informou que o golpe foi descoberto ontem à tarde porque um lojista desconfiou e telefonou para a polícia. Em seguida, a dona do talonário de cheques, que reside em um prédio na Rua Benjamim Constant, no centro da cidade, foi avisada. A vítima já tinha formalizado queixa na Delegacia de Furtos e Roubos. “Com o casal encontramos quatro talões de cheques pertencentes a uma senhora de 88 anos, que mora em um prédio na Praça Rui Barbosa. A mulher nem sabia que tinha sido furtada”, comentou Hormínio. A vítima foi avisada e compareceu na DFR ontem para registrar a ocorrência e apanhar seus talonários.
O policial acredita que com a divulgação dos crimes cometidos pelo casal, outras vítimas irão aparecer na delegacia. “Porteiros de prédios também devem reconhecer a moça. Acreditamos que ela esteja aplicando esse tipo de golpe há muito tempo”, ressaltou o delegado. Ele recomenda às pessoas que moram em apartamentos, trancarem as portas. “Lugar nenhum é totalmente seguro. É bom tomar alguns cuidados para evitar aborrecimentos futuros”, salientou o policial.
Fábio e Joana preferiram não falar sobre o assunto. “Eu tenho família”, justificou a moça. Mesmo algemada, ela batia no companheiro. “A culpa de eu estar aqui é sua”, dizia.