Foram presos nesta sexta-feira (27), cinco pessoas que roubavam cargas de caminhões em um barracão, em Contenda, na região metropolitana de Curitiba. A operação foi comandada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV). No barracão foram encontrados três caminhões intactos, restos de outros e mais quatro placas de caminhões roubados.
Segundo o delegado titular da DFRV, Itiro Hashitami, a operação começou há cerca de dois meses. ?De dois meses pra cá começaram a surgir muitos roubos de caminhões, o que não é muito comum. Uma vez detectado, fizemos uma investigação minuciosa, o que levou na prisão desses cinco elementos?, confirmou. De acordo com ele, nesta quinta-feira (26), foi localizado um caminhão e uma carga roubada em Fazenda Rio Grande. Os policiais ficaram acampados até que os ?donos? aparecessem. ?Essa operação começou na quinta. Ficamos a espreita até alguém aparecer. Quando a pessoa chegou autuamos em flagrante?, disse o delegado. Ele ainda reforçou que nesta sexta-feira, os policiais deram continuidade na operação e conseguiram localizar os caminhões em Conteda.
O Golpe
De acordo com Ititro, um carro encostava do lado de um caminhão e dizia que a carga estava torta ou caindo. Nisso, outro membro da quadrilha, se posicionava atrás do caminhão dando luz alta confirmando a informação. Quando o motorista descia do veículo, os bandidos roubavam o caminhão e a carga.
A quadrilha trabalhava em sincronia ou com ramificações. De acordo com investigações da DFRV, eles atuavam na CIC, perto da Juscelino Kubitschek e no contorno Sul.
Um detalhe que chamou a atenção dos policiais foi que geralmente as quadrilhas roubam apenas a carga e abandonam o caminhão. Já essa, roubava os dois. ?Na maioria das vezes o roubo é encomendado. Por isso que apenas a carga é levada. Nesse caso não?, salientou.
A Quadrilha
De acordo com Itiro, os bandidos falaram ?que não sabem de nada?. ?Eles são anjinhos. Disseram que foram contratados de maneira legal. Mas nós sabemos que isso é mentira. Tenho certeza que quando as fotos desses elementos saírem nos jornais, mais pessoas que foram lesadas por eles irão aparecer?, confia.
Os presos foram autuados por receptação e formação de quadrilha. A pena varia entre sete e dez anos de prisão.