Uma quadrilha de estelionatários, com ramificações na Europa e outros países da América Latina, foi desmantelada, na manhã desta quinta-feira (26), por policiais da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas de Curitiba (DEDC). De acordo com a polícia, os golpistas ofereciam empréstimos a grandes empresários, em nome de instituições financeiras internacionais fictícias, com taxas de juros bem abaixo das praticadas no Brasil e com longo prazo para pagamento.

continua após a publicidade

O golpe se concretizava depois que os empresários eram levados a depositar altas quantias em dinheiro, como se estivessem contratando um seguro que garantiria a liberação do empréstimo. Estima-se que os golpes tenham proporcionado pelo menos R$ 10 milhões à quadrilha. As investigações contaram com o apoio do Ministério Público Estadual.

?Trata-se de uma quadrilha com integrantes altamente especializados e capacitados para trabalhar no mercado financeiro. Para cada golpe, a quadrilha inventava um banco internacional diferenciado, montava sites fictícios, pagava passagens para que os empresários fossem ao escritório em Madrid, para que as transações parecessem o mais real possível?, explicou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari.

A ação foi feita pelos policiais paranaenses simultaneamente em Curitiba (PR), Balneário Camboriú (SC), Brasília (DF), Matinhos (PR), Apuracana (PR) e Foz do Iguaçu (PR). Quatorze pessoas foram presas.

continua após a publicidade

A polícia tem a confirmação de, pelo menos, quatro golpes aplicados pela quadrilha a empresários. Uma das vítimas é de Curitiba, outra de São Paulo e duas do Mato Grosso. ?Nesses quatro golpes, a quadrilha conseguiu arrecadar R$ 1 milhão. Os crimes foram registrados na nossa delegacia, porque os empresários trataram com empresas fictícias localizadas aqui na capital?, complementou o delegado.

Mais informações na edição de sexta-feira (27) dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná.

continua após a publicidade