A Prefeitura de Curitiba está substituindo os cabos de cobre, subterrâneos, que alimentam os postes e garantem a iluminação do trecho urbano da BR-476 (antiga BR-116) por cabos aéreos, de alumínio, que ficam a uma altura de 12 metros do chão. A substituição é necessária porque cerca de 70% dos 709 postes existentes na BR 476 -quase 500 postes – estão apagados à noite.

continua após a publicidade

Foram levados mais de 30 mil metros de cabos de cobre, material considerado nobre pelo seu alto valor de recompra no mercado. A falta de iluminação coloca em risco a segurança de motoristas e pedestres. Nesta semana foram refeitas as ligações que ficam junto ao transformador da Copel (próximo à alça de acesso que liga a Avenida Juscelino Kubitschek à BR-476), que foi furtado pela terceira vez e, por isso, precisou ser relocado.

A substituição dos cabos subterrâneos por cabos aéreos no lado sul da BR-476 começou no mês de janeiro. A Secretaria de Obras alerta à população para os prejuízos dos furtos de cabos e avisa que o cidadão pode denunciar os furtos à polícia.

continua após a publicidade