A Guarda Municipal de Curitiba estará com um efetivo reforçado nas ruas de Curitiba neste domingo (09). À tarde, acontecerá o pré-carnaval da cidade, com atrações como o bloco Garibaldis e Sacis, na Avenida Marechal Deodoro. No início da noite, Atlético Paranaense e Coritiba se enfrentam pelo primeiro turno do Campeonato Paranaense, na Vila Capanema.
“A Operação Futebol terá início as 8 horas da manhã, com 30 viaturas nas ruas, monitorando pontos estratégicos”, conta o inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, diretor da Guarda Municipal de Curitiba.
À tarde, a partir das 13 horas, haverá uma concentração de esforços no eixo central. A Avenida Marechal Deodoro será o palco da Arena Pré-Carnaval, a partir das 15 horas. “Dois módulos móveis da Guarda Municipal estarão no local para garantir a tranquilidade da população”, disse o inspetor.
Ele informou que, para atuar diretamente no Atletiba, que terá início as 19 horas, haverá dez viaturas e 50 homens, além de um reforço do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Guarda Municipal. Em dias de jogo, a Guarda atua especialmente na proteção de patrimônio público e junto ao trajeto urbano de transporte de massa.
“Ou seja, onde há maior circulação de pessoas, nas vias que passam pelos terminais de ônibus, nas estações-tubo e no entorno do estádio”, disse. No total, segundo informou Carvalho, 250 homens irão atuar nos eventos de domingo.
Além da Guarda Municipal, as polícias Civil e Militar atuam na segurança do Atletiba. Haverá um total de 900 agentes de segurança pública envolvidos no evento. O esquema de segurança contará com pontos de bloqueio nas proximidades do estádio, policiamento em pontos estratégicos e fiscalização em terminais e locais com aglomeração de pessoas.