Apagões na iluminação pública estão acontecendo com frequência na Praça Carlos Gomes durante as últimas duas semanas. Esta é a reclamação de comerciantes, fiscais do transporte coletivo, cobradores da estação tubo, taxistas e profissionais da limpeza urbana que convivem neste ponto central da capital todas as noites. Por volta das 21h de ontem, foi possível flagrar a presença de usuários de drogas e outras pessoas suspeitas perambulando pelo meio da praça, que não tinha um único poste de luz aceso.
As pessoas que estavam nos pontos de ônibus da Rua José Loureiro reclamaram da insegurança em ficar ali aguardando o próximo coletivo. Comerciantes das lojas ao redor da praça e donos de barracas de cachorro quente, que ficam no local à noite, confirmaram que os blackouts se intensificaram nas últimas semanas.
“Os intervalos de escuridão chegam a durar mais de uma hora. Enquanto isso a droga corre solta. As pessoas ficam com medo de atravessar a praça”, revelou um gari, que preferiu não ter o nome divulgado. Uma viatura da Polícia Militar passou pelo local e estacionou na esquina da agência da Caixa Econômica Federal. Fiscais da Urbs revelaram ao Paraná Online que a polícia passa por ali várias vezes, mas que isso não inibe a ação dos marginais, que são incentivados pela ausência de iluminação.
Dois fiscais da prefeitura que ficam na guarita de informações da praça alegaram que o os apagões tinham começado somente na noite de ontem. Porém, eles também preferiram não se identificar.