Patrono

Polícias do Paraná festejam Dia de Tiradentes

A Polícia Militar do Paraná realizou, na manhã deste domingo (21), a solenidade cívico-militar alusiva ao dia do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono das polícias Militar e Civil.

O evento, que ocorreu na Praça Tiradentes, no centro de Curitiba, teve a participação do secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques; do subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel José Vilmar Becker, representando o comandante-geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk; do delegado-adjunto da Polícia Civil, Francisco José Batista da Costa, representando o delegado-geral, Marcus Vinícius da Costa Michelotto, além de outras autoridades civis, militares e a comunidade.

Vasques, que representou o governador Beto Richa, lembrou da importância desta data tão especial para as polícias. “Serve para enaltecer o policial com motivação, para que sinta a presença marcante do Estado na sua vida, e que veja em Tiradentes o exemplo de heroísmo e de trabalho. É uma maneira de nós resgatarmos o que temos de mais valoroso na história”, falou.

O coronel José Vilmar Becker fez referência à Tiradentes como o responsável pela independência do Brasil. “Comemorar este dia é uma tradição que a Polícia Militar vem fazendo ao longo dos anos, homenageando o patrono cívico da nação brasileira, por todo o conjunto da sua obra, propagada até os dias de hoje em função de seu sacrifício. Devemos a independência do Brasil à luta e ao esforço de Tiradentes”, afirmou.

A Polícia Civil do Paraná também homenageou Tiradentes. “Esta data tem um significado especial para todos nós, brasileiros, e para as polícias Militar e Civil ainda mais, em função do decreto n.º 9.208 de 1946, que estabelece Tiradentes como o patrono das polícias civis e militares do Brasil, sendo um dos primeiros a propiciar o movimento para a luta pela independência da sociedade brasileira”, diz Valdir de Córdova Bicudo, investigador-chefe da Assessoria de Relações com a Comunidade da Polícia Civil.

Em homenagem, policiais depositaram uma coroa de flores aos pés da estátua de Tiradentes e realizaram o desfile militar. Além de Curitiba, foram realizadas cerimônias similares em todas as unidades da Polícia Militar no Estado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna