Dois homens foram presos, suspeitos de usar o nome de outras pessoas para aplicar golpes e levantar dinheiro. Juruacir Ferreira, conhecido como “Didi”, 47 anos, e Edson Ubirajara Camargo Volaco, 58, foram detidos por investigadores da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC). Uma das principais vítimas da dupla era um funcionário do alto escalão da Polícia Civil de São Paulo.
“Eles tentaram se passar pelo superintendente da Polícia Científica de São Paulo. Alguns comerciantes desconfiaram, e a polícia foi avisada do golpe”, explicou Cassiano Aufiero, delegado-titular da DEDC.
Como eles também agiam em Curitiba e região metropolitana, Juruacir e Edson passaram a ser investigados pelas polícias paulista e paranaense. Na noite de terça-feira, Edson foi detido em Pinhais e, horas depois, Juruacir foi preso em Pontal do Sul, no litoral.
Com eles, foi apreendida vasta documentação falsa, como carteiras nacionais de habilitação, holerites, cartões bancários, receitas médicas e carimbos de atestados.
“Todos os documentos estavam em nome de pessoas com crédito na praça e, pelo que foi apurado, não eram roubados, mas sim fabricados pelos golpistas”, afirmou Aufiero.
Golpes
Somente em nome do policial paulista, a dupla tentou comprar dois veículos, aparelhos eletrônicos e fez empréstimos bancários e compras de alto valor em mercados.
O delegado suspeita que Juruacir e Edson sejam integrantes de uma quadrilha de estelionatários que age em Curitiba e região há pelo menos dois anos. “Ainda não há estimativa de quanto os suspeitos lucravam com os golpes, mas as investigações continuam e podemos ter novas prisões”, ressaltou Aufiero.