Três pessoas, entre elas um policial federal do Rio de Janeiro, foram presas no aeroporto de Foz do Iguaçu, no último sábado, acusadas de contrabando. Numa operação de rotina, servidores da Receita Federal prenderam três passageiros que tentavam viajar sem passar pelos procedimentos de fiscalização. Eles carregavam mercadorias sem nota fiscal nas bagagens.
De acordo com a delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu, o policial federal, que não teve o nome divulgado, tentou apresentar a sua carteira funcional para se eximir de passar suas bagagens pela esteira de fiscalização. Os outros dois passageiros que fugiram da fiscalização já estavam embarcados, mas a Polícia Federal interceptou a decolagem e retirou os dois do avião.
O valor total das mercadorias apreendidas é de US$ 10.943 (cerca de R$ 20 mil), entre elas equipamentos de informática e itens de entrada proibida no Brasil, como medicamentos e réplicas de armas de fogo.
Munição
A Polícia Federal de Cascavel apreendeu, na última segunda-feira à noite, 300 quilos de munição de uso restrito da polícia e do Exército na zona rural de Diamante do Oeste. Ao todo foram apreendidas, na fazenda, 15 mil munições calibres 45, 40, 762, 556, .30 e 9 milímetros.
As apreensões aconteceram na propriedade do agricultor João Klamovski, preso no último dia 28 de julho por guardar munição ilegal na sua propriedade. Na ocasião, a PF apreendeu cerca de 600 quilos de munição, o que equivale a 45 mil cartuchos usados nas armas restritas como fuzis e submetralhadoras. Suspeitando que havia mais material, a polícia voltou ao local.
De acordo com o delegado da PF, José Alberto Iegas, que coordenou a operação, a suspeita é de que as munições vieram do Paraguai, possivelmente pelo Rio Paraná, no município de Santa Helena, e eram destinadas a facções criminosas do Rio de Janeiro. O agricultor preso alegou que recebeu dinheiro para guardá-las, mas não soube identificar com precisão quem são os contrabandistas. A PF suspeita que outras propriedades na região podem estar sendo usadas para a mesma finalidade.