Quatro pessoas foram presas por tráfico internacional de armas de fogo nesta quinta-feira (29), em Foz do Iguaçu, região Oeste do Paraná. Entre os detidos, está um policial civil de Curitiba. O grupo estava em um hotel próximo à Ponte Internacional da Amizade e foi preso em flagrante com 2,6 mil cartuchos de munições e duas armas.
A PF localizou o grupo por meio de um cruzamento de informações e levantamentos que permitiram a localização dos indivíduos no hotel. Eles estavam transportando no fundo falso de dois veículos, aproximadamente 2,6 mil munições de diversos calibres, como 22, 32, 38, 44, 45, 762, 30, 9 mm dentre outros. Também foram encontrados dois revólveres calibre 32 e 38.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) não divulgou o nome do policial, mas confirma que ele é lotado na Delegacia da Mulher, na capital. Segundo a Sesp, será aberto um processo administrativo na Corregedoria da Polícia Civil e um delegado será designado para acompanhar o caso. O policial também pode receber uma advertência ou expulsão do cargo, que será definido pelo Conselho da Polícia Civil.
Outras prisões
Em outra ação investigativa, policiais federais e militares localizaram a residência de dois homens que atuavam na segurança de carregamentos de produtos ilícitos provenientes do Paraguai, às margens do Rio Paraná. Em poder deles foram localizadas uma espingarda calibre 12 e um revólver Magnum 44 especial, ambos municiados.
Os suspeitos se preparavam para sair da residência, no Bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu, e se dirigiam para as margens do Rio Paraná. A tríplice fronteira é o principal canal de entrada de armas e munições que abastecem o crime organizado de São Paulo e Rio de Janeiro. As armas, munições e os detidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.