Cerca de setenta integrantes do Pelotão de Choque do 5.º Batalhão da Polícia Militar, em Londrina, irão receber, a partir das próximas semanas, treinamentos para poder utilizar cinco armas sofisticadas e de alto poder de fogo: um fuzil AK 47, uma submetralhadora, uma carabina e duas pistolas nove milímetros.

Os equipamentos foram apreendidos com bandidos e repassados à polícia, após autorização do juiz da 1.ª Vara Criminal de Londrina. “As armas seriam incineradas. Então, a polícia se interessou por elas e encaminhou um pedido formal à 1.ª Vara, que por sua vez o encaminhou à Secretaria de Estado da Segurança Pública e, posteriormente, ao Ministério do Exército, que atendeu a nossa solicitação”, explica o tenente-coronel do 5.º Batalhão, Rubens Guimarães de Souza.

As armas apreendidas são caras, bastante potentes e proibidas para uso comum. Geralmente, são adquiridas por criminosos de forma clandestina. “Não tínhamos estes equipamentos e, de certa forma, embora tenhamos um bom armamento, pode-se dizer que os bandidos estavam com um poder de fogo maior que o nosso”, comenta Rubens. “É muito bom que o Judiciário esteja começando a permitir que as armas apreendidas sejam repassadas aos policiais. Os equipamentos são muito bons e vão se somar aos que já possuímos, contribuindo com nosso trabalho.”

Através dos treinamentos, os policiais vão conhecer melhor as armas, aprender a manuseá-las de forma correta e a ter cautela. “O objetivo é evitar imprevistos como, por exemplo, disparos acidentais que possam ferir inocentes.”

continua após a publicidade

continua após a publicidade