Após três meses de investigação, policiais civis de Paranaguá, no litoral do Estado, deflagraram a Operação Bandalhos. No início da manhã deste sábado (15) foram presos cinco homens, dos quais quatro policiais militares suspeitos de ligação com o tráfico de drogas na região. O quinto suspeito é irmão de um dos policiais, que também participava do esquema, segundo apontado pelas investigações.
Por volta do meio-dia deste sábado (15), foi preso mais um policial militar, contra quem também havia mandado de prisão.??De acordo com o delegado-adjunto da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá, Cassio André Dias Conceição, os presos são acusados de extorquir traficantes. “Eles entravam na casa de traficantes e levavam armas, dinheiro e drogas, sem que as pessoas ou o material fossem encaminhados para a delegacia, apropriando-se do que encontravam”, explica o delegado.
Durante o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão, a equipe encontrou munição de uso restrito na casa de um dos PMs, que foi autuado em flagrante.
Deflagrada por policiais civis de Paranaguá, a operação foi coordenada pelos delegados Conceição e pelo delegado operacional da 1ª Subdivisão Policial, Eduardo Krueger Costa, com o apoio do delegado titular Miguel Stadler. A ação também teve o apoio do serviço reservado do 6º e do 9º Batalhão da Polícia Militar.
A determinação da Secretaria da Segurança Pública é que as suas unidades vinculadas atuem juntas para combater qualquer desvio de conduta de policiais.
Ao longo das investigações, a Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam), comandada pelo delegado Alfredo Dib Junior, também contribuiu com informações. “Descobrimos que os suspeitos compravam, na forma devidamente legal, munições em Curitiba e repassavam para outras pessoas no litoral, que não poderiam obter esse material”, complementou Conceição.