Policiais militares de Cascavel são presos por extorsão

O Serviço de Inteligência do Comando do Policiamento do Interior prendeu na manhã desta sexta-feira (8), em Cascavel, seis policiais militares do 6º Batalhão de Polícia Militar. Todos são acusados de extorquir traficantes e pessoas que fazem compras no Paraguai.

As prisões ocorreram para cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão emitidos pela Vara da Auditoria de Justiça Militar Estadual. Além das seis prisões por extorsão, dois dos policiais foram autuados em flagrante na Policia Federal por posse ilegal de arma de fogo e munição proibida no país.

Para o secretário da Segurança Publica do Paraná, Luiz Fernando Delazari, desvio de conduta de policiais em qualquer nível é inaceitável “Nós temos um compromisso com a sociedade e não podemos aceitar que policiais no atributo das suas funções ajam como criminosos. Depois de tudo apurado estes policiais presos serão punidos com o máximo de rigor”

As prisões contaram com a participação de policiais militares da Companhia de Choque e do Serviço de Inteligência do Comando do Policiamento do Interior comandado pelo coronel Amaro do Nascimento Carvalho. Para o coronel, ações como esta são frutos do fortalecimento do controle interno da corporação, e busca prevenir os desvios de comportamento de seus integrantes e assim combater a corrupção policial em todos os níveis.

“É uma situação difícil. Nós como comandantes não podemos aceitar que o policial a serviço da população aja desta forma. Na polícia militar não há espaço para criminosos e quem agir desta forma será banido do nosso convívio”, disse o coronel.

As Investigações do Serviço de Inteligência da Corporação, incorporadas ao Inquérito Policial Militar (IPM) em curso, ofereceram subsídios suficientes para que o Poder Judiciário decretasse os mandados de prisão e de busca e apreensão. Na casa de um dos policiais foi encontrado seis armas que, segundo as investigações, depois de apreendidas eram apropriadas pelo policial que as vendia.

Na residência de outro envolvido foi apreendida munição procedente do Paraguai. Estes dois policiais juntamente com as armas e as munições foram encaminhados para a Polícia Federal onde foram indiciados por porte ilegal de arma e de munição proibida no país. Na casa de outro preso foi encontrado um radio comunicador que não pertence à corporação. Documentos de veículos roubados e placas de coletes balísticos também foram encontrados na casa de um dos PMs presos.

Depois de serem ouvidos os PMs foram encaminhados para o Centro de Observação e Triagem onde ficam presos à disposição da Justiça. Desde 2003, a Secretaria da Segurança Pública tem agido com total rigor contra os maus policiais. Até o final de 2008, já foram presos 210 policiais civis e 941 policiais militares. Excluídos já são 137 policiais civis e 249 PMs.

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna