Os policiais federais do Paraná estão realizando uma paralisação de 24 horas nesta quarta-feira (10). Segundo a assessoria da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), os estados da Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina também aderiram à paralisação.
A categoria reivindica um plano de carreira dentro da Polícia Federal. A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 549, que regulamenta cargos na PF, ainda não satisfaz os policiais. Eles pedem a criação de um projeto de Lei Orgânica.
Segundo o Sindicato dos Policiais Federais do Paraná (Sinpef-PR), cerca de 600 estão reunidos na sede da Superintendência Regional da PF, em Curitiba. O serviço de atendimento ao público, como interrogatórios, concessão de porte de arma, atendimento a estrangeiros, controle de empresas de vigilância, bancos e produtos químicos, emissão de passaporte, concedidos somente em casos emergenciais, devem ser suspensos, além de uma operação padrão no atendimento a passageiros nos aeroportos. Apenas os atendimentos de urgência estão sendo efetuados.
O Departamento de Polícia Federal informou que só vai se pronunciar sobre o protesto à tarde.
Mais informações em breve.
