Uma situação atípica aconteceu no Quartel do Comando-Geral da PM, no Rebouças, na manhã de sexta-feira (29). Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram homenageados pelo trabalho durante ocorrências de alta periculosidade com vítimas. A ação aconteceu a pedido das próprias pessoas que tiveram as vidas salvas pelos policiais.
A homenagem aconteceu sob muita emoção, tanto para as vítimas, quanto para os policiais, que não estão acostumados em receber esse tipo de retorno da população. Ao todo, oito policiais militares que atuaram em ocorrências receberam, das mãos das pessoas as quais socorreram, um certificado de elogio. Após o ato, a unidade foi reunida para a largada de mais uma operação.
Foto: Cabo Valdemir da Luz. |
O pedido de homenagem foi feito por algumas vítimas, que depois dos momentos de pânico, saíram ilesas das situações de risco por causa do trabalho dos policiais. Entre as vítimas estavam Getúlio Montegutte Cardos e a esposa, Júlia Ferreira Gritten. Os dois sofreram algumas horas nas mãos de dois homens armados. “Não há palavras para agradecer o que os policiais militares fizeram por nossa família. Graças à PM fomos salvos e por isso eu tinha que vir até aqui agradecê-los pelo que fizeram por mim e minha esposa”, disse emocionado.
Para o homem, que teve a sensação de estar com uma arma apontada para ele, de heróis, os policiais se tornaram parte da família. “Esses homens são meus irmãos, só tenho a agradecer. Se não fossem eles, eu não sei onde estaria”, se emocionou.
Cerimônia foi no início da manhã e oito policiais receberam certificados. Foto: Cabo Valdemir da Luz. |
Dedicação
O que aconteceu no quartel emocionou até mesmo o tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira, comandante do Bope. “Fomos procurados por estas pessoas. É raro um cidadão que foi atendido por nossas equipes vir até o quartel para agradecer e prestar homenagens aos policiais militares que prestaram um excelente serviço”, disse. O comandante do Bope aproveitou o momento para agradecer, não somente aos policiais homenageados, mas a todo o batalhão, pela dedicação de sempre.
Joelcio de Castro, soldado do Bope, também ficou emocionado com a homenagem que recebeu do professor e projetista Leandro Martins da Silva, que teve bens recuperados por uma equipe da Rone – que pertence ao Bope –, no Campo de Santana, em abril. “Muito gratificante. Nosso trabalho é servir a comunidade e proteger, quando a população reconhece isso, é motivo de honra e ficamos emocionados sim com essa atitude”, ressaltou.
Certificado entregue pela própria vítima. Foto: Cabo Valdemir da Luz. |
Leandro, que teve o carro roubado e conseguiu recuperar depois da ação dos policiais, elogiou a postura dos PMs na ocorrência, que mesmo após recuperarem o carro, ainda fizeram buscas na região até encontrar os suspeitos do crime. “Eles me deixaram tranquilo e me assessoraram em tudo, do início ao fim. Me senti amparado e vi de perto toda a dedicação e profissionalismo com que agem. Tive meus bens recuperados graças a rapidez e eficiência deles”.
Operação
Pouco tempo depois do lançamento d,as atividades da operação que começou em seguida das homenagens, uma equipe da Rone patrulhava pelo Bairro Alto e prendeu dois rapazes, com drogas, uma arma e munições de grosso calibre. De acordo com a PM, os policiais foram abordados por moradores que informaram que em uma casa havia movimentação estranha de pessoas.
“A partir da denúncia, fomos até o local indicado e, quando nos aproximamos, um homem correu. Acompanhamos e fizemos a abordagem na casa, onde encontramos maconha, crack e haxixe”, disse o soldado De Castro.
O rapaz ainda indicou aos policiais outra casa e lá foram apreendidos um revólver calibre 38 e munições para calibres 38, 9mm e também de fuzil. Os dois jovens, o que foi abordado primeiro e o que estava na outra casa, de 25 e 27 anos, foram encaminhados ao 5º Distrito Policial para as medidas cabíveis. Clique aqui e leia a matéria completa.