Policiais do Núcleo de Operações da Corregedoria da Policia Civil prenderam na tarde de terça-feira (2) um suspeito de estelionato com 74 cheques em branco que, segundo a polícia, seriam roubados. Foi preso Orlando Moreira da Silva, 50 anos.
Uma equipe de policiais da corregedoria investigava há três meses uma denúncia sobre o envolvimento de policiais com estelionatários. Após várias diligências, a equipe identificou um clube na Vila Oficinas freqüentado pelo suspeito.
Os policiais passaram a monitorar o local e na tarde de segunda-feira resolveram abordar Orlando. Como ele ficou muito nervoso, os agentes decidiram vistoriar o carro e encontram uma pasta com os cheques em branco. A maioria dos documentos estava em nome de pessoa física.
“Quando foi feita a abordagem, ele ficou muito nervoso. Por isso, verificamos o carro e, para nossa surpresa, encontramos os cheques em branco de várias praças. Com certeza, ele negociava os documentos que seriam usados para aplicar golpes”, explicou o delegado Marcelo Lemos de Oliveira, que comandou as investigações.
Para o delegado, com a investigação, ficou descartada a participação de policiais com o suspeito. “O nosso trabalho concluiu que não há policiais envolvidos com o falsário. Daqui para frente, a delegacia especializada fica com o caso”, informou Oliveira.
O suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas, que vai continuar com as investigações para apurar a origem dos cheques. Segundo a policia, há indícios que demonstram que quatro dos cheques são furtados. Orlando foi autuado em flagrante por receptação e, caso não explique a posse dos cheques, pode ser autuado também por estelionato.