Em duas operações distintas, a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) prendeu, esta semana, cinco suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas.
Foram tirados de circulação 750 gramas de cocaína, em Pinhais e no Sítio Cercado. Parte do resultado foi do recém-criado Núcleo de Repressão ao Tráfico de Drogas da Região Metropolitana, subordinado à Denarc.
Um dos trabalhos foi começado há 15 dias, quando a polícia recebeu denúncias de tráfico de drogas, envolvendo um Palio azul e uma residência na Rua Linhares, Vila Amélia, em Pinhais.
O local começou a ser investigado até que, na quarta-feira, investigadores do Núcleo montaram campana no local. Às 17h, flagraram Adriano Santos Vieira, 26 anos, chegando em seu Palio azul à casa de Daniela Moser, 24, para pegar drogas.
Entrega
Os policiais abordaram os dois no momento em que a jovem passava 200 gramas de cocaína para Adriano. No carro também estavam a namorada dele, Gleise, e uma amiga dela, Sandra, ambas de 22 anos. Adriano alegou que Gleise, assim como ele, é viciada, porém nenhuma das mulheres sabia o que ele tinha ido buscar.
Independente da desculpa, todos foram levados à Denarc e autuados por tráfico de drogas. Na casa de Daniela, os policiais ainda encontraram mais 300 gramas de cocaína, uma balança de precisão e dois cheques, de R$ 300,00 cada, que a polícia suspeita ser de pagamentos de drogas.
Depois do flagrante, os policiais seguiram à casa de Adriano, também na Vila Amélia. Lá encontraram outros 50 gramas de cocaína, outra balança de precisão, R$ 1.525,00 em dinheiro (reais e dólares), uma pistola calibre 380 e 100 cartuchos de munição ponto 40, 38, 9 milímetros e 357, a maioria de uso restrito das polícias e Forças Armadas. Adriano tem passagem por porte de arma, em 2004.
Amor
Daniela, apuraram os investigadores, estaria assumindo os negócios do amásio, Odilom Lopes Ostruska, que não estava na residência no momento da abordagem. Ele seria um dos maiores traficantes da região e a Denarc solicitou sua prisão preventiva.
?Essas meninas se impressionam com o poder de alguns traficantes. Se apaixonam por eles, acham que conseguem status e ficam encantadas com tudo o que eles podem lhes dar. Acabam se envolvendo com eles e com o tráfico e dá nisso: vão presas?, alertou o delegado Rodrigo Brown de Oliveira.
Motoboy sem destino
O motoboy Ronaldo Alves, 28 anos, tentou explicar que não conhecia a pessoa com quem pegou a ?encomenda?, nem sabia onde ela deveria ser entregue. Receberia um telefonema, no meio do caminho, dizendo o local.
A desculpa não colou e ele foi preso em flagrante com 200 gramas de cocaína, na caixa de entregas de sua moto, no Sítio Cercado. O detido foi levado à Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e autuado em flagrante por tráfico.
Na tarde de terça-feira, a Denarc fazia blitz, próximo ao terminal do Sítio Cercado, abordando pessoas e veículos.
Pararam Ronaldo e encontraram a droga com ele. Morador no Jardim Elisa, em Pinhais, Ronaldo foi autuado por tráfico. Segundo a Denarc, ele tem passagem por roubo.