continua após a publicidade

Muitas mercadorias e quatro caminhões foram apreendidos.

Através da denúncia de que havia um caminhão encalhado na entrada de um galpão supostamente desocupado, à beira da Rodovia do Uva, em Colombo, investigadores do 7.º Distrito Policial (Vila Hauer) conseguiram reaver quatro caminhões que haviam sido furtados ou roubados em cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Além disso, grande parte das mercadorias carregadas nesses veículos foi recuperada. A polícia estima que tenha encontrado aproximadamente R$ 2 milhões em cargas roubadas, incluindo os caminhões.

De acordo com o delegado Hamilton da Paz, após a denúncia, os policias foram para o local e confirmaram a existência de um caminhão frigorífico atolado na frente do galpão. Ao verificar a placa, foi descoberto que aquele caminhão havia sido tomado em assalto na madrugada de quinta-feira, em Balneário Camboriu (SC). Dentro dele havia um carregamento de 25 toneladas de carne. Diante da confirmação do roubo, os investigadores entraram no barracão, de aproximadamente 1.500 m2, e localizaram mais três caminhões estacionados e a mercadoria que era transportada por um deles espalhada pelo chão.

Campana

continua após a publicidade

Por determinação do delegado, foi montada campana para esperar possíveis receptadores da mercadoria. Porém, como ninguém chegou até as 12h de ontem, a imprensa foi acionada. Hamilton relatou que, em contato com o proprietário do barracão, descobriu que o local foi alugado por um catarinense e que inclusive pagou um mês adiantado. "Os marginais tinham o interesse nas cargas e não nos caminhões. Provavelmente, eles usariam o barracão até que toda a mercadoria fosse revendida e depois os veículos seriam abandonados dentro dele", explicou o policial. Segundo o proprietário, os locadores não chegaram a assinar um contrato de locação, pois não haviam entregue os documentos necessários para isso.

O delegado acredita que a quadrilha responsável pelo desvio das cargas e roubos de caminhões tenha ramificações em outros estados. Pelas informações obtidas, os indivíduos que estavam usando o barracão são provenientes de Santa Catarina. Hamilton espera obter mais informações através de depoimentos que serão colhidos nos próximos dias. "Tentaremos realizar retratos falados e conseguir informações a partir do cheque utilizado para pagar o barracão", disse o policial. A polícia também está à procura dos receptadores desse material.

continua após a publicidade

Entre os caminhões recuperados estão o de placa DBM-5636, carregado com sulfato de alumínio e que havia sido roubado em Guarulhos (SP), no dia 12 de dezembro. O caminhão baú MAA-1069, furtado em Videira (SC), no dia 17 de dezembro; Scania IJI-4556, furtado no dia 12 em São José dos Pinhais, carregado com uma carga de filetes de ferro, avaliada em R$ 700 mil, e o Volvo MCZ-1136, tomado em assalto em Balneário Camboriu.