Foto: Walter Alves/Tribuna

Grupo detido em oficina
em São José dos Pinhais.

continua após a publicidade

O sistema de monitoramento por satélite que equipava o caminhão Volvo placa IKU-8793 (RS), roubado durante a madrugada de ontem, auxiliou a Polícia Militar a localizar o veículo e prender oito suspeitos em São José dos Pinhais. Foram detidos Glauber Ricardo Coghetto, 36 anos; Gilberto Soares de Oliveira, 24; José Carlos Soares e Oliveira, 45; Alex Douglas Pires, 23; José Maria Nilo dos Santos, 53; Paulo Alves Heinbug, 40, Vanderlei Ferreira, 22, e Cláudio José Pereira.

Cláudio é proprietário da oficina onde o caminhão foi localizado e garantiu que não sabia do esquema. Ele alegou que tinha sido procurado por um homem que lhe prometeu pagar R$ 3 mil para deixar um caminhão estacionado em seu estabelecimento por algumas horas.

O caso foi registrado na delegacia de São José dos Pinhais. De acordo com a PM, quatro dos detidos têm antecedentes criminais e um é condenado pela Justiça. Com o grupo foram apreendidos dois revólveres, calibre 38, um caminhão furgão e um Fiat Tempra, utilizados para concretizar o roubo da carreta e da carga de material fotográfico, avaliada em R$ 300 mil. A carga era transportada de São José dos Campos (SP) para Buenos Aires (Argentina).

O roubo do Volvo ocorreu por volta das 2h na rodovia BR-116, sentido São Paulo-Curitiba, aproximadamente dez quilômetros distante da Represa do Capivari. De acordo com o motorista do caminhão, Luiz Pereira, 47 anos, ele foi abordado por integrantes da quadrilha que estavam no caminhão furgão (placa BSG-9933, Carapicuíba-SP) e no Fiat Tempra (placa CEC-0643, Itapevi-SP). Dois homens armados renderam Luiz e o obrigaram a entrar no Tempra. O Volvo roubado foi levado pelos marginais para uma oficina de alinhamento de chassis de caminhões, situada no final da Rua Ângelo Moro Redeschi, em São José dos Pinhais.

Amarrado

continua após a publicidade

Enquanto o caminhão era conduzido à oficina, o motorista foi levado pelos marginais para um matagal, em Piraquara, e abandonado descalço e com as mãos amarradas. "Pensei que iria morrer quando eles me mandaram entrar no matagal, seguir em frente e não olhar para trás", relatou Luiz. O motorista conseguiu andar até um posto de combustível e avisou a PM de Piraquara.

Como o caminhão roubado possui sistema rastreador via satélite e os bandidos não conseguiram desativá-lo, viaturas do 17.º Batalhão da PM e do Regimento da Polícia Montada (RPMont) iniciaram buscas pelo veículo até localizá-lo, por volta das 5h.

continua após a publicidade

Bando da pesada

De acordo com dados da Polícia Militar, cinco presos são paulistas, um é natural do Rio Grande do Sul e dois são paranaenses. Vanderlei Ferreira foi denunciado por homicídio em Curitiba. José Carlos Soares de Oliveira teve prisão decretada em 2004 e, em 2005, acusado de roubo, teve outra vez a prisão decretada, em Registro, no interior de São Paulo. O segundo mandado foi cumprido em maio de 2005. Ele ainda tem procedimentos abertos por apropriação indébita, estelionato, roubo, e foi autuado em flagrante por roubo e formação de quadrilha, em 2005, e tem também flagrante em Carapicuíba, em janeiro de 2006, por tráfico. Alex Douglas Pires conta com passagens nos municípios paulistas de Carapicuíba, Conchal e Guarulhos, por roubo.

José Maria Nilo dos Santos tem uma extensa ficha criminal que inclui sete mandados de prisão, a maioria por roubo, expedidos pela Justiça das cidades paulistas de Vinhedo, Laranjal Paulista, Cajamar, Osasco, Carapicuíba, e da capital, São Paulo.