A Polícia Militar e a Polícia Civil de Londrina começaram na tarde desta quarta-feira (04) uma operação de combate à criminalidade. Cerca de 350 policiais militares e civis fizeram patrulhamentos, blitze, batidas-surpresa e bloqueios em ruas e estradas que dão acesso à cidade. ?As ações preventivas são muito importantes e, por isso, deflagramos a operação com o objetivo de garantir segurança ainda maior para os habitantes de Londrina?, disse o comandante do Policiamento do Interior da PM, coronel Celso José Mello.
Nas primeiras horas de operação, os policiais realizam batidas-surpresa em diversos locais e reforçam também o policiamento ostensivo em regiões com maior índice de criminalidade, principalmente no centro de Londrina. A operação não tem data para ser encerrada.
Investimentos
Desde 2003, o Governo do Estado começou o processo de reconstrução das estruturas policiais e de implantação de projetos sociais para o resgate da cidadania. Londrina já recebeu diversos investimentos, desde então, na área da segurança. Além de receber o Projeto Povo, a Patrulha Escolar Comunitária, já recebeu também reforço no efetivo, dezenas de novas armas, viaturas, reformas em delegacias e ainda terá, em breve, a Companhia Independente da PM, que reforçará o número de operações especiais para o combate à criminalidade. Ao todo, 178 novos policiais militares, que estão atualmente no curso de formação de soldados, serão encaminhados para a nova companhia com o objetivo de garantir mais segurança para a população.
Números
O esforço da Secretaria da Segurança Pública em tornar a cidade mais segura tem surtido efeitos. De acordo com dados da Polícia Civil, os homicídios caíram 47% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2005. Em 2005, foram registrados 74 homicídios em Londrina no primeiro semestre. No mesmo período de 2006, este número caiu para 54 e, em 2007, foram registrados 39.
Ainda segundo os dados da Polícia Civil, desde o início do ano, a polícia já prendeu 1.292 pessoas, entre elas, 310 por roubo, 289 por furto, 136 por porte ilegal de arma e 557 por outros tipos de crimes. Os números comprovam que a polícia vem atuando com muito rigor contra a criminalidade na cidade.
O levantamento da Polícia Civil ainda mostra que das 1.292 pessoas presas, aproximadamente 70% delas não têm emprego, nem os quatro primeiros anos do ensino fundamental e estão fora da escola. ?Este dado mostra que mais que um problema de polícia os índices de criminalidade de Londrina, que aliás estão sendo reduzidos aos poucos, são também um grande problema social e isto é preciso que todos percebam?, explicou o delegado chefe da subdivisão policial de Londrina, Sérgio Luiz Barroso.