A segurança pública da região de Foz do Iguaçu pode ganhar nas próximas semanas um importante reforço, que pode contribuir para inibir a ação de criminosos na cidade. A Polícia Civil prevê a implantação do Projeto Bom Vizinho, que implica na participação efetiva da comunidade na prevenção de crimes. O projeto, que deverá ser capitaneado pelo Conselho de Segurança Pública do município, foi proposto pelo delegado-chefe da 6ª Subdivisão Policial (SDP), Rogério Antônio Lopes.
“Esse projeto, que envolve conceitos de segurança e cidadania, pode auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade. Isso porque o objetivo é criar um sistema onde os moradores de uma determinada região são orientados a fiscalizar e denunciar a ação de suspeitos”, explica Lopes. Segundo ele, neste processo as polícias entram como consultoras.
A expectativa de resultados positivos do projeto em Foz do Iguaçu é justificada pelo sucesso da ação em outro município, onde o Bom Vizinho foi implantado sob as orientações do delegado Rogério Lopes. De acordo com o delegado, o sucesso do projeto foi um fator de contribuição importante para que o município de Bandeirantes não registrasse um homicídio sequer no ano de 2012. “Em Bandeirantes sugerimos a implantação do Bom Vizinho, e o projeto foi capitaneado pelo Rotary em 2010. Desde então, o projeto vem sendo ampliado, ganhado apoio de órgãos públicos”.
A implantação do Projeto Bom Vizinho em Foz do Iguaçu tem o apoio da Divisão Policial do Interior, já que, na visão do delegado-divisional, Julio Cezar dos Reis, atende as determinações do delegado-geral, Marcus Vinícius Michelotto, no sentido de realizar ações que possam contribuir para reduzir os índices de criminalidade.