O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) prendeu, neste final de semana, uma quadrilha especializada em assaltos à banco. Sete pessoas foram presas, um adolescente foi apreendido e outros dois integrantes da quadrilha morreram durante o confronto com a polícia.
De acordo com o delegado do Cope, Renato Bastos Figueiroa, somente neste ano a quadrilha já teria assaltado três bancos em Curitiba. ?Entre as agências estão duas do Banco do Brasil ? posto dentro do Detran da Vila Hauer e a terceira seria uma agência do HSBC que fica dentro da empresa Servopa?, explicou Figueiroa.
Ainda segundo o delegado, a quadrilha começou a ser investigada pelo Cope a partir destes assaltos. ?Desde fevereiro estamos investigando os passos destas pessoas e neste sábado descobrimos que dois integrantes da quadrilha iriam buscar um veículo Honda Civic roubado, próximo ao Hospital de Clínicas. O veículo seria usado em um assalto á banco,?, contou.
Segundo a polícia, no local foram presos Mauro Sérgio Laurindo, 31 anos, Luiz Ricardo Cardoso, 23 anos e ainda foi apreendido um adolescente de 16 anos. Com eles, a polícia encontrou ainda 10 munições de pistola ponto 40, e apreendeu também o veiculo Honda Civic, que teria sido roubado no bairro Jardim das Américas.
?Eles iriam usar este carro para um novo assalto. Este era o ?modus operandi? da quadrilha, eles roubavam os carros, modificavam as placas, em seguida usavam os veículos em assaltos e depois os abandonavam?, falou o delegado.
A partir destas prisões, a polícia descobriu que no domingo (03) outros integrantes da quadrilha iriam se deslocar até o interior do Paraná, para realizar novos assaltos. ?Acionamos a Polícia Rodoviária Estadual e com a ajuda deles montamos barreiras na BR 277 entre São Luiz do Purunã e Irati?, explicou Figueiroa.
O delegado disse que por volta das 19h, dois veículos da marca Astra foram avistados pelos policiais. ?Eram justamente os carros que tínhamos a informação de que eles estariam usando. Eles furaram o bloqueio da polícia e começaram a fuga?, comentou.
Figueiroa explicou que houve troca de tiros com a polícia, um dos carros teria fugido sentido ao município de Porto Amazonas, onde foi abandonado mais tarde, e o segundo teria sido abandonado em um matagal próximo da estrada em São Luiz do Purunã. ?Em Porto Amazonas prendemos Aurélio Ferreira, 33 anos, o segundo integrante da quadrilha, Antônio Rocha Burlane, 32 anos, que estava com ele no carro conseguiu escapar?, contou.
Horas mais tarde a polícia recebeu a informação de que uma pessoa estaria indo resgatar Burlane. Durante a abordagem foram presos Cristiane Gropa, 29 anos, ex-mulher de Burlane e também Luis Carlos Serafim, 42 anos. A polícia foi com os dois até o local onde Burlane seria resgatado, chegando lá houve troca de tiros e Burlane acabou sendo morto.
No outro veículo astra que teria sido abandonado em um matagal próximo a São Luiz do Purunã, estavam Antônio Valdir Lourenço dos Santos Junior, 28 anos, e Elia Aparecido de Oliveira, 22 anos . Segundo a polícia, durante a madrugada foi preso Paulo César Vieira de Lima, 34 anos que estaria indo resgatar Junior e Oliveira. Na perseguição os dois conseguiram fugir.
Durante a madrugada desta segunda-feira (04) uma equipe do Cope foi até o município de São José dos Pinhais onde os dois moravam. ?Mais um vez houve um confronto com a polícia, conseguimos prender Elia Aparecido de Oliveira, mas Antônio Valdir Lourenço dos Santos Junior acabou morto durante a troca de tiros.
Segundo o delegado a polícia continua investigando a quadrilha. ?Os principais mentores estão presos, mas continuamos as investigações?, finalizou. Os presos foram encaminhados para o Centro de Triagem e a mulher foi transferida para o 9º Distrito Policial de Curitiba.