Dois suspeitos de roubos de gado em Quedas do Iguaçu, centro-sul paranaense, foram detidos terça-feira (13). Foram recuperadas doze vacas e novilhas das raças Gersey e Holandesa e apreendidos 114 palanques de madeira nativa.
A primeira abordagem foi de manhã em uma fazenda. “Um rapaz, de 28 anos, foi detido depois de localizadas cinco novilhas, amarradas em uma área de mata, às margens do lago de Salto Osório”, informa o capitão Renato Marchetti, comandante da 2.ª Companhia do 6.º Batalhão da Polícia Militar (BPM), responsável pelo policiamento da região. Esses animais teriam sido roubados na madrugada de sábado (10), no município de Espigão Alto do Iguaçu.
Depois, os policiais se deslocaram até um lote no Assentamento Celso Furtado e localizaram uma camioneta Ford F4000 com carroceria carregada com material ilegal. “No veículo, foram encontrados 114 palanques de madeira nativa da espécie conhecida como guajuvira, que não pode ser extraída da natureza”, afirma Marchetti. Conforme denúncias, naquele lote poderiam estar animais furtados, e a equipe policial iniciou as buscas e a vistoria.
“Na pastagem, cinco vacas e um bezerro da raça Gersey foram localizadas, além de outras duas vacas da raça Holandesa”, relata o capitão. Assim como na primeira abordagem, os animais teriam sido roubados em junho. Desta forma, o proprietário do lote, localizado próximo à região dos Silos, foi detido e encaminhado para a delegacia de Quedas do Iguaçu.