Polícia Militar tira policiais de Pinhais pra pôr em UPS

A retirada de 10 policiais militares do pelotão de Pinhais para compor a Unidade Paraná Seguro (UPS) em São José dos Pinhais, que será implantada nas próximas semanas, gerou animosidade entre a prefeitura e a Polícia Militar. A decisão foi informada ao prefeito anteontem pelo coronel Hartmann, comandante do 17.º Batalhão da PM, que sugeriu às lideranças da cidade buscar apoio de deputado ou secretário, para reverter a transferência.

Até o mês passado, Pinhais figurava no sétimo lugar do Mapa da Violência do Paraná Online, por somar 21 assassinatos desde o início do ano. Segundo o secretário municipal de Governo, Lukala Nóbrega, a segurança local, que já é deficitária, deve ficar ainda pior com os 36 policiais militares que vão ficar.

Oito

Pela escala de 24 horas trabalhadas por 72 de descanso, mais os quatro que fazem trabalho administrativo, apenas oito policiais por dia tomam conta dos 120 mil habitantes. “Araucária tem a mesma população e possui o triplo de policiais. Piraquara tem até um Batalhão. Se o governo olhasse o Mapa do Crime, não teria montado uma Companhia em Campina Grande do Sul com 90 policiais. Teria montado aqui”, esbravejou o secretário.

Resposta

A PM não confirmou quantos policiais serão removidos e nem se serão repostos. Apenas informou que tem planejamento para não faltar policiamento. A PM também explicou que os policiais removidos às UPSs se manifestam voluntariamente para o projeto, meses antes da implantação, para que tenham tempo de participar de cursos de policiamento comunitário.

Portanto, já se sabia há tempos que os 10 policiais em Pinhais seriam removidos. Mesmo assim, reforçou a PM, até o final do ano os mais de 2 mil soldados aprovados em concurso público já estarão atuando nas ruas de todo o Paraná, em estágio operacional. Eles iniciam o curso de formação nas próximas semanas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna