Sob os olhos atentos da Polícia Militar do Paraná, mais de 50 mil foliões acompanharam a Caiobanda da noite deste domingo (10/02) até a madrugada desta segunda-feira (11/02) na Avenida Atlântica de Caiobá, no litoral do Estado. A PM registrou em Matinhos, município que abriga Caiobá, 14 ocorrências, que resultaram na detenção de sete pessoas e na apreensão de um veículo e quatro conjuntos de som para veículos. Os dados constam do relatório diário da “Operação verão Paraná”, divulgado pela PM na manhã desta segunda-feira (11/02).
“Até o momento estamos tendo um Carnaval tranquilo, uma mistura da conscientização das pessoas e de um policiamento bem planejado e bem aplicado”, avaliou o Comandante Geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk, que acompanhou pessoalmente o policiamento realizado na noite deste domingo (10/02) em Guaratuba. Ele acompanhou o início da Operação Carnaval da noite, conversou com a tropa e acompanhou o policiamento em alguns pontos.
O documento também aponta em Matinhos a abordagem de 169 pessoas, de 71 veículos (um apreendido por irregularidades) e a emissão de 17 infrações de trânsito. “A abordagem de pessoas e veículos é essencial para a segurança de todos, uma vez que identifica ilícitos, verifica as condições dos veículos, e oferece maior proteção a todos. Qualquer pessoa pode ser abordada pela PM e não deve sentir-se constrangida, já que é um procedimento natural”, explica a tenente Caroline Costa, porta-voz da Operação Verão Paraná na Costa Leste.
A partir dos encaminhamentos feitos, foi gerado um flagrante e seis Termos Circunstanciados. “Da mesma forma que ocorreu ontem, quatro termos foram originados por conta da perturbação do sossego e do som alto, um por rixa e outro por infração de trânsito. No caso da perturbação, se a pessoa não acatar a ordem policial, o som é retirado do veículo e encaminhado, juntamente com o responsável, até a companhia policial para a lavratura de Termo Circunstanciado”, conta a tenente.
“Neste caso, a pessoa se compromete a comparecer em juízo, em hora e local determinados, para que sua pena seja imposta, que pode ser desde multa até a prestação de serviços comunitários”, completa. A retirada ou recuperação dos equipamentos é feita somente perante o juiz e sob a decisão dele.
A contagem de público feita pela Polícia Militar indica que nos arredores dos trios elétrico da Caiobanda estavam cerca de 16,8 mil pessoas, além de outras 33,6 na orla, o que resultou em aproximadamente 50,4 foliões.
Neste ano a Polícia Militar também está usando câmeras filmadoras, principalmente nos trios elétricos, com o intuito de identificar possíveis focos de brigas, badernas ou até mesmo pessoas mal intencionadas. “Com isso buscamos elucidar com mais rapidez os crimes que por ventura possam ocorrer nos locais de maior aglomeração de pessoas. Muitas vezes, devido à multidão, algumas se encorajam a cometer ilícitos tais como brigas generalizadas e rixas. Também verificamos pequenos furtos, e com este equipamento estes ilícitos tem sido menores; contatamos isto pelos excelentes resultados deste primeiro dia”, avalia Costa.